Negócios

Como ser um Uber? Cadastro, requisitos e como ser um Uber de sucesso!

Equipe
Escrito por Equipe
Como ser um Uber? Cadastro, requisitos e como ser um Uber de sucesso!
Junte-se a mais de 12 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como ser um Uber? Se você está buscando uma renda extra ou a oportunidade de trabalhar como autônomo, essa pergunta já deve ter passado por sua cabeça.

Por isso, vamos esclarecer tudo que é preciso para você começar a trabalhar como motorista na Uber, e o que é preciso para ser um Uber de sucesso.

A Uber é uma empresa com atuação em diversos países, que oferece transporte privado urbano.

É uma alternativa inteligente para resolver problemas de mobilidade urbana, além de ser uma excelente opção para quem não deseja manter os custos de um veículo próprio.

Para entender como ser um Uber, você precisa conhecer os requisitos exigidos pela empresa, e todas as categorias existentes.

Além disso, levantamos algumas dicas que vão auxiliá-lo a desempenhar um bom papel como motorista. Assim, você saberá como ser um Uber de sucesso e ganhar dinheiro com isso! 

Neste artigo, você vai aprender:

Boa leitura!

Como ser um Uber: cadastro passo a passo

como-ser-um-uber-cadastro
Para ser um Uber, é preciso ser aprovado no cadastro inicial

A Uber opera por meio de aplicativo, tanto para o motorista quanto para o passageiro. O motorista deve fazer o download do aplicativo para parceiros e ficar online para poder receber os pedidos de corridas.

Já o passageiro baixa o aplicativo para clientes, coloca o endereço onde o motorista deve buscá-lo e aquele para onde deseja ir.

Assim, o aplicativo conecta passageiro e motorista, facilitando a vida de muitas pessoas — sem falar que o custo das viagens são muito menores do que os clássicos táxis.

Por ser uma empresa privada que opera com motoristas autônomos, está fora da legislação que regula os táxis, por exemplo.

Apesar disso ter sido motivo de muita discussão e opiniões divergentes entre a população, é fato de que dirigir Uber nos dias de hoje salvou muitas pessoas do desemprego.

Ou, no mínimo, ajudou para uma boa renda extra para quem optou por sacrificar suas horas vagas.

Tudo começa, é claro, com o cadastro e a aceitação pela empresa. Assim, vamos entender o passo a passo de como ser um Uber. 

Realize o pré-cadastro no site ou aplicativo

Para ser um motorista da Uber, você precisa começar fazendo o seu cadastro. Ele pode ser realizado através do aplicativo ou do próprio site da Uber.

Este pré-cadastro é composto por alguns dados pessoais e uma foto da sua habilitação (CNH). A Uber não aceita CNH provisória e, além disso, é preciso que esteja com a observação “Exerce atividade remunerada — EAR”.

Portanto, antes de começar o seu pedido para ser motorista da Uber, procure um centro de formação de condutores (CFC) para solicitar a alteração do seu documento. 

Aguarde a análise dos dados

Após o envio da sua CNH, a empresa fará a análise dos dados. Neste momento, ela avaliará se você é elegível para ser um motorista. Ou seja, se cumpre os requisitos, incluindo de segurança.

A empresa preza muito pela qualidade dos serviços oferecidos e pela segurança de seus passageiros. Então, é normal que este período seja de avaliação das informações que você registrou.

Se você fornecer dados inconsistentes, como uma letra faltando ou um número de documento equivocado, você verá uma mensagem de erro em seu cadastro.

Você poderá corrigir as informações, utilizando o suporte do site da Uber.

Finalize o seu cadastro

Uma vez aprovado pela empresa para atuar como motorista, você deve concluir o seu cadastro.

Nesta etapa, você deverá enviar uma foto do seu CRLV (certificado de registro e licenciamento de veículo).

Caso você não tenha um veículo próprio, você pode alugar um. A Uber tem locadoras parceiras que oferecem desconto para locações de longo períodos para motoristas do aplicativo. 

Faça o download do app de motorista

Baixe o aplicativo para parceiros e complete o seu perfil de motorista, enviando uma foto sua.

A foto do perfil serve para que os passageiros possam confirmar sua identidade, ao chegarem no veículo. Novamente, tudo tem a ver com a segurança dos clientes da Uber.

Com o app em seu telefone, lembre-se de manter-se online sempre que desejar trabalhar.

Se você estiver em uma área que não deseja atuar como motorista, deixe o aplicativo offline. Dessa forma, você evitará ter que cancelar ou não aceitar as corridas enviadas. 

Comece a dirigir

Com o aplicativo online, é só esperar! Quando um passageiro solicitar uma corrida, você poderá ser designado para o atendimento.

E aí, é só dirigir. 🙂

Como ser um Uber Eats

como-ser-um-uber-eats
A Uber Eats é uma plataforma para delivery de alimentação

Apesar de ser mais comum pensarmos em motoristas e passageiros em carros, a Uber também aceita o cadastro de motoristas com motocicletas.

Uma das utilizações mais comuns talvez seja com o Uber Eats, plataforma da empresa que faz delivery de alimentos.

Para o Uber Eats, você pode atuar tanto com carros quanto motocicletas, mas tem uma terceira opção que talvez seja novidade: a Uber aceita, também, bicicletas como meio de transporte!

Se você mora em uma cidade com muitos morros, talvez essa não seja a sua melhor opção. Ainda assim, é uma alternativa para quem deseja uma renda extra sem precisar investir em um veículo.

Para o cadastro como motorista de carro ou de moto, os requisitos são os mesmos:

  • CNH válida e permanente, com a observação “Exerce Atividade Remunerada”;
  • um CRLV válido e um veículo, que não precisa estar no nome do condutor.

Já para ser um Uber de bicicleta, basta ter documento de identidade válido (CNH ou RG e CPF) e ser acima de 18 anos.

Como ser um Uber Black

Para ser um Uber Black, você precisa respeitar os requisitos dos veículos.

O cadastro do motorista, em si, não diferente dos demais. Mas os veículos aceitos são mais restritos. Confira:

  • Ser um modelo 2012 ou superior, e estar presente na lista de veículos permitidos (confira aqui);
  • Estar em ótimo estado
  • Ter quatro portas;
  • Ter GPS;
  • Ter bancos de couro;
  • Comportar 5 ou mais passageiros;
  • Ser um veículo sedan ou SUV;
  • Ser da cor preta.

Como ser um Uber VIP

Diferente do UberX, Uber Select ou Uber Black, que são categorias específicas para atendimento de públicos selecionados, ser um Uber VIP tem mais a ver com o seu desempenho do que com o seu veículo.

Uber VIP são designados para passageiros que usam o serviço da Uber com bastante frequência e, portanto, são especiais.

Por isso, motoristas com uma excelente pontuação são designados para este atendimento.

Assim, para ser um Uber VIP, você precisa manter uma nota média positiva. A nota varia de acordo com cada cidade, podendo ir de 4,75 a 4,85, de um total de 5 estrelas

O que é necessário para ser um Uber?

Agora que você já entendeu como você pode se tornar um Uber e quais as categorias existentes. Então, vamos apresentar os requisitos exigidos pela empresa.

Veículos aceitos

como-ser-um-uber-veiculos
A Uber preza pela qualidade. Assim, o veículo cadastrado deve respeitar alguns padrões

Nem todos os veículos são aceitos na Uber, e você deve imaginar o porquê.

Uma das principais reclamações em relação aos taxistas é o estado dos veículos. Velhos, mal cuidados ou sujos, chamam a atenção dos passageiros.

A Uber vem para oferecer um serviço de motorista particular, não de táxi. Portanto, o veículo utilizado deverá corresponder às expectativas do passageiro, como se estivesse, realmente, em um carro particular.

Assim, o ano mínimo para o veículo de quem deseja ser Uber X é 2008. O carro precisa ter quatro portas, GPS, ar-condicionado e estar em bom estado, sem adesivos ou sinistros.

Para ser um Uber Select, o ano mínimo aceito é 2012. A Uber divulga uma lista de veículos aceitos, que poderão ser de qualquer cor — desde que estejam na lista.

Já para ser Uber Black, só são permitidos SUVs ou sedans, sempre pretos. Não são todos os modelos que são aceitos. Então, é preciso conferir a listagem de modelos passíveis de cadastro. 

Requisitos para o motorista

Já para ser um motorista Uber, os requisitos, que serão avaliados no período da análise do cadastro, são:

  • Não possuir antecedentes criminais;
  • Ser maior de 21 anos;
  • Ser aprovado em um teste psicológico;
  • Não possuir nenhum processo em aberto na justiça;
  • Ter um dos veículos permitidos pela Uber, seja próprio ou alugado;
  • Possuir seguro para o veículo;
  • Ter um smartphone, para instalação do aplicativo.

Como ser um Uber de sucesso

como-ser-um-uber-desucesso
Um atendimento de qualidade pode fazer de você um Uber de sucesso

Está considerando começar a trabalhar com Uber? Então, você deve saber que a empresa dá muita autonomia e flexibilidade aos seus motoristas.

Apesar de ser positivo, isso significa que cabe a você a responsabilidade de ter sucesso — e, com isso, aumentar seus ganhos.

Existem muitos motoristas em cada cidade, e o aplicativo vai enviar a você os passageiros que estiverem mais próximos ou que, pelo algoritmo, fizerem mais sentido.

Se você não pode fazer nada, por conta própria, para “roubar” passageiros, como você poderia se destacar?

Fácil: trabalhando nos momentos certos e, claro, com um atendimento de excelência!

A pontuação é um item fundamental para o sucesso do motorista. Por isso, preste atenção nessas dicas:  

Analise os dias e horários com mais demanda

Parece óbvio, mas toda cidade tem seus horários de pico. Não significa, necessariamente, que seja o horário com mais trânsito — e sim, os horários em que as pessoas mais tendem a chamar um Uber.

Estude o seu mercado para entender o comportamento das pessoas e como você pode atuar para atender suas necessidades.

Talvez durante os horários de entrada e saída de escola, tenham mães precisando de transporte? Ou em dias de chuva a demanda aumenta?

Vai ter alguma festa ou evento importante na cidade, em que o estacionamento é caro? Aproveite esse conhecimento para estar com o aplicativo online na hora certa!

Estabeleça e cumpra seus horários de trabalho

Quando trabalhamos como autônomos, temos uma péssima tendência a não cumprir com rigor os horários estabelecidos para o exercício da função.

A impressão de que podemos trabalhar a qualquer hora pode acabar levando para um péssimo hábito de rotina inconsistente. Com isso, você também pode esperar resultados inconsistentes.

Com o estudo do comportamento do seu mercado, estabeleça horários rígidos para começar o seu trabalho. Insira uma pausa para almoço, jantar, café ou lanche (o que for necessário), e defina o horário de fim do seu expediente.

E, o mais importante: cumpra com esse combinado!

O comprometimento com horários é essencial para você conquistar, ao final do mês, os ganhos desejados.

Não cancele corridas (a não ser que seja realmente necessário)

Motoristas que costumam cancelar corridas com muita frequência são mal vistos pela Uber. Se este for um comportamento padrão, logo você terá sua conta como parceiro bloqueada.

Portanto, somente cancele uma corrida quando for absolutamente necessário (e procure se desculpar com o passageiro antes disso, por cortesia). 

Seja simpático e educado com seus passageiros

Como já mencionamos antes, a Uber preza muito pela qualidade dos serviços prestados. Não é a toa que os motoristas são orientados a oferecer balas e água durante o trajeto.

Ainda assim, existem motoristas que parecem não ter abraçado a cultura e os valores da companhia.

Tome cuidado com a forma que você recebe e trata seus passageiros.

Lembre-se que a avaliação deles é fundamental para que você seja reconhecido e esteja apto a, inclusive, receber as bonificações ou premiações que a Uber costuma oferecer.

Mantenha seu carro sempre limpo 

Seguindo o mesmo princípio do item anterior, o aspecto do veículo é essencial para que o passageiro tenha uma boa impressão.

Mantenha o carro limpo e organizado, lembre-se de pedir a opinião do passageiro em relação à temperatura e à música. Ofereça conforto, e você deverá acabar a viagem com uma nota 5 estrelas.

Se o passageiro optar por uma rota, escute-o

O motorista pode, muitas vezes, ter uma rota em mente, ou até mesmo seguir à risca àquela que o aplicativo sugerir. Mas se o passageiro solicitar outro caminho, é preciso atender o pedido.

Lembre-se que o passageiro é o cliente e ele deve ficar satisfeito com o atendimento, o ambiente e o trajeto.

Fique de olho nas tarifas dinâmicas

A Uber tem um esquema de tarifas dinâmicas, que aumenta o preço a ser pago pelo passageiro em determinadas regiões.

Isso acontece quando a demanda é maior que a oferta. Ou seja, tem mais passageiros precisando de motoristas, do que motoristas disponíveis.

Quando isso acontecer, você vai ver, no aplicativo, as regiões que estão com a tarifa dinâmica aplicada. Se direcione para elas para conquistar viagens ganhando mais.

E não esqueça: as tarifas dinâmicas tendem a se repetir, em locais e horários semelhantes, todos os dias. Dessa forma, fique de olho para que nas próximas, você já esteja por perto.

Não trabalhe se o seu carro não estiver em condições

Está ouvindo um barulho estranho ou a porta parece ter um amassado? Não saia para trabalhar. Ao invés disso, vá ver um mecânico.

Parece bobagem, mas muitos passageiros acabam dando uma nota baixa ao motorista por algum incômodo com o veículo, inclusive barulhos de motor ou lataria batendo. 

Procure manter uma pontuação alta

Com certeza você já entendeu que a pontuação é a chave para o sucesso. Um motorista com uma pontuação alta recebe benefícios da Uber, desde passageiros VIPs até bônus em dinheiro ou viagens.

Poucos são os motoristas que conseguem uma média de 5 estrelas, quando possuem muitas viagens já registradas. Mas, os que conseguiram, ganharam muitas vantagens.

Então, com certeza vale a pena você ficar de olho na sua média, buscando puxá-la para cima sempre que possível. 

Conclusão

como-ser-uber-conclusao
Sabendo como ser um Uber, você pode avaliar se esta é a melhor opção para você

Agora que você entendeu como ser um Uber, talvez seja hora de avaliar se isso realmente vale a pena.

Para auxiliá-lo na análise, sugerimos que você leia o nosso guia completo sobre o assunto: UBER Vale a Pena? Quanto ganha? [GUIA COMPLETO]

Se você deseja uma forma de ganhar uma renda extra ou de trabalhar como autônomo, ganhando liberdade e independência financeira, temos outras sugestões para você.

Que tal conhecer um pouco mais sobre o mercado de adquirência, as famosas maquininhas de cartão?

Um setor que só cresce oferece inúmeras oportunidades, com baixo investimento, para você lucrar mais do que sendo Uber.

Leia também: Acqio franquia: modelos, investimento, retorno e tudo o que você precisa saber!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a mais de 12 mil pessoas