Negócios

Vale a pena dirigir Uber? Principais dúvidas de como funciona o cadastro

Equipe
Escrito por Equipe
Vale a pena dirigir Uber? Principais dúvidas de como funciona o cadastro
Junte-se a mais de 12 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Em 2019, muita gente ainda quer dirigir Uber. A pergunta que fica é: ainda vale a pena? O que esperar ao entrar nesse ramo? Descubra como funciona e como dirigir Uber neste artigo.

Os aplicativos de motorista já estão há um tempo no mercado. Alguns novos vão surgindo, mas a procura pelo pioneiro é a primeira ideia que vem na mente de muita gente.

Sendo assim, é normal querer dirigir Uber se o plano é aderir ao ramo de serviços de transporte alternativo. Por isso, a Viver de Maquininha hoje se concentrou em pesquisar se ainda vale a pena trabalhar com esse aplicativo.

Ainda faz sentido dirigir Uber? Descubra agora!

Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Tenha uma boa leitura 🙂

Hoje você lerá:

Dirigir Uber: o que é necessário?

dirigir-uber-o-que-e-necessario
A Uber exige alguns requisitos mínimos.

Para dirigir Uber é só ter um carro, baixar o aplicativo e começar a usar? Não, não é. Há alguns requisitos que o motorista precisa preencher para estar habilitado a dirigir Uber.

Idade, situação legal, situação da sua Certidão Nacional de Habilitação, enfim, documentações que comprovem responsabilidade e integridade do motorista.

Assim como a segurança e respeito com o passageiro.

É importante lembrar que dirigir Uber pede requisitos como qualquer outro aplicativo de motoristas.

Alguns podem ser mais flexíveis e outros mais exigentes, mas todos têm critérios para garantir a segurança dos passageiros.

Dirigir Uber acaba sendo bem flexível comparado a vários dos aplicativos, mas ainda sim, tem um mínimo de exigência. Leia mais:

Tempo de habilitação

A Uber não aceita qualquer motorista. Ela quer ter uma comprovação mínima de que você será capaz de dirigir bem, sem oferecer riscos aos envolvidos.

Sua segurança é importante, mas ela se preocupa com o passageiro e com a própria imagem. Por isso, só pode ser motorista Uber quem tem a CNH definitiva.

Ou seja, a sua carteira de motorista deve ter um tempo mínimo de 1 ano para ser aceita pela Uber. Motoristas com menor tempo de carteira terão seu cadastro negado pela plataforma.

Essa mesma exigência é normalmente replicada pelos outros aplicativos também. Então se você for negado na Uber, as chances são de que não consiga ser aceito em outras plataformas.

Ano limite para Uber

A Uber possui três categorias de motoristas e carros para oferecer ao cliente. Cada uma delas possui exigências específicas que precisam ser contempladas antes de se trabalhar e receber uma valores maiores.

A categoria UberX, que paga menos e cobra menos do cliente, pede carros com modelo até o ano de 2010. E se você quiser subir para a categoria Uber Select, seu carro deve estar no mínimo no ano de 2013.

Já para receber bem mais sendo Uber Black a restrição é por modelo e tempo de experiência com a plataforma. O ano do carro já não está explícito pela empresa.

Há outras exigências que podem ser lidas mais à frente no artigo.

Idade máxima para dirigir Uber

Não há aviso sobre idade máxima do motorista Uber em seu site. Há, todavia, uma idade mínima para quem quer trabalhar com a plataforma.

A partir dos 18 anos o cadastro já poderá ser aceito, mas cuidado. Segundo as normas da Uber, a idade mínima é de 21 anos.

Então há chances do seu cadastro passar, você ser descoberto depois e ser banido da plataforma. O referencial de idade deve existir por causa da idade adulta em vários estados dos EUA, que é 21 anos.

Quanto ao carro, a idade máxima, para UberX é de 9 anos. Então mesmo se você entrar com um carro de 2010 hoje, conforme falamos anteriormente, há chances de cair da plataforma.

Isso é, em algum momento na atualização do banco de dados da Uber no ano que vem.

Demais requisitos

Há dois pontos essenciais para ser aceito na plataforma e começar a dirigir Uber. Elas são importantes para a sua habilitação como motorista do aplicativo.

O primeiro ponto é que você deve ter na sua CNH a observação “Exerce Atividade Remunerada”. Essa observação também pode ser identificada como “EAR”, que é como muitas vezes se abrevia.

Ela serve como comprovante para dizer que você tem aptidão para trabalhar com transporte de passageiros ou de cargas. Se você não tiver, consiga a sua ao solicitar em uma unidade do Dentran.

O segundo ponto é ter um bom histórico. Ou seja, você não pode ter registros de antecedentes criminais. E o problema aqui é que a Uber não especifica que tipo de registro te deixa de fora.

Então, mesmo se for uma situação com absolvição, você pode ser rejeitado. Só ficará sabendo ao tentar se cadastrar.

Com que carros posso dirigir Uber?

dirigir-uber-com-que-carro
As opções são bem abertas.

Todo o carro de um motorista Uber deve atender a requisitos em comum para estar habilitado a participar da plataforma. O que diferencia entre eles diz a que categoria podem pertencer de serviços de viagem.

Para dirigir Uber, em qualquer categoria, o seu carro deve atender a estes requisitos:

  1. 4 portas;
  2. 5 lugares;
  3. ar condicionado.

Para ser UberX, seu carro precisa:

  • ter no máximo 9 anos (ano de 2010).

Dirigir Uber Select pede que seu carro:

  • tenha no máximo 7 anos (ano de 2012).

A exigência de Uber Black é:

  • ter bancos de couro;
  • ser veículo SEDAN ou SUV;
  • motorista com avaliação igual ou superior a 4.8 estrelas;
  • já ter completado mais de 300 viagens na plataforma.

Atendendo a esses requisitos, é só se cadastrar e enviar a documentação.

Dois motoristas podem dirigir Uber com o mesmo carro?

dirigir-uber-dois-motoristas
Mesmo veículo, dois cadastros.

É possível sim que dois motoristas Uber compartilhem o mesmo carro para atender às chamadas do aplicativo. Assim, não deve haver problemas no reenvio de documentações do mesmo veículo.

O que não é possível é dirigir Uber com um cadastro compartilhado. Um carro pode ter dois ou mais cadastros e, por consequência, dois ou mais motoristas. Porém, cada cadastro só pode ter um motorista.

Essa regra deve ser levada bem a sério. A Uber interpreta que quando um passageiro é atendido por outro motorista no mesmo cadastro se trata de uma insegurança.

Mesmo que por inocência, você pode ser banido da plataforma.

Vale a pena dirigir Uber?

Nos primeiros anos da plataforma, valia muito a pena dirigir Uber. Eram pioneiros, pagavam bem com vários incentivos e, principalmente, não havia tanta concorrência para os motoristas.

Agora, com tanta gente dirigindo pelo serviço, a divisão de passageiros fica muito grande. Você faz menos viagens e, por consequência, recebe menos por tempo dedicado à plataforma.

Se quiser uma explicação mais detalhada sobre as vantagens e desvantagens de ser Uber em 2019, explicamos. Você pode ler o artigo deste link depois do que você está lendo no momento.

Conheça as vantagens e desvantagens de dirigir Uber nestas condições:

Dirigir Uber com carro próprio

Quando você dirige Uber com carro próprio, você tem total controle sobre ele. Enfeitar, customizar, colocar acessórios que exigem modificações. Você pode investir no automóvel para melhorar a experiência do passageiro.

A desvantagem está em você ter que gastar diretamente com a manutenção do seu carro. Sempre terá alguma coisa para arrumar aqui, outra coisa para arrumar ali.

Independente do balanço de vantagens e desvantagens, não há nenhum motivo para adquirir um carro apenas para ser Uber.

O faturamento não é bom o suficiente para arcar com as prestações de um automóvel. Então, só faça com carro próprio se você já tiver um.

Dirigir Uber com carro alugado

Já dirigir Uber com carro alugado pode ser uma grande ideia. Isso é, dependendo do valor do aluguel e das condições do carro.

Toda essa conta deve ser inferior ao custo que você teria com a manutenção do seu carro. Observe também a situação em que se encontra o veículo. O modelo e o ano também devem ser avaliados.

Se a diferença de um pouco de dinheiro te colocar uma categoria acima e, assim, lucrar mais, vale a pena.

No caso de você estar querendo alugar por não ter carro próprio, faça o mesmo cálculo de possibilidade de lucro.

Dirigir Uber com carro compartilhado

Assim como Uber é um exemplo de economia compartilhada, há aplicativos com a mesma ideia. Mas para aluguel ou empréstimo de automóveis.

Ainda é um serviço em desenvolvimento, mas justamente por isso vale a pena dar uma olhada. As empresas que fornecem esse atendimento podem estar incentivando novos participantes.

O cálculo é o mesmo de quem quer dirigir Uber com carro alugado. Os custos com o uso do carro devem ser menores que a manutenção do carro próprio. Se não, não há vantagem em seguir esse modelo.

O que fazer para dirigir Uber

Agora você sabe tudo o que precisa saber para tomar a decisão de dirigir Uber. Se ainda faltou alguma informação, confira os artigos relacionados ou pergunte nos comentários.

Se você considerou dirigir Uber, seja por renda extra ou porque acredita mesmo no aplicativo, vá enfrente e apoiaremos. Não há caminhos errados, apenas mais lucrativos ou menos lucrativos.

E esse apoio vem na forma de informações básicas, como a que passamos, e de tutorial de como dirigir Uber.

Para se cadastrar na plataforma, basta que você siga o passo a passo simples abaixo:

Pré-cadastro pelo site ou aplicativo

Você começa a sua jornada como motorista Uber ou Uber Eats (o cadastro habilita para ambos) ao fazer o pré-cadastro. Para isso, você precisa abrir a App Store ou a Play Store e baixar o aplicativo “Uber Motorista”.

Alternativamente, você pode fazer o seu pré-cadastro pelo notebook ou desktop através deste link. Independente do método usado para fazer o pré-cadastro, os passos seguintes são os mesmos.

Você agora deve fornecer todos os dados que a plataforma pedir. Isso significa nome, data de nascimento, e-mail, número de telefone, entre outros.

Em ambos os casos, você também terá que enviar a documentação pedida em formato digital. Pode ser uma foto dos documentos ou uma versão escaneada.

Depois, você deve aguardar que a análise dos seus dados seja feita.

Análise dos dados

Agora o seu papel é esperar um pouco. A análise de dados para ser aceito na plataforma e dirigir Uber varia de um a sete dias. O tempo é variável pela cidade em que você se encontra.

Durante esse tempo, haverá investigação da veracidade da sua documentação. Eles podem, também, pedir o reenvio de algum documento ou dado que foi enviado errado.

Também a sua situação de histórico criminal será analisada, caso você tenha algum registro. Os critérios aqui não são divulgados pela plataforma.

Finalização do cadastro

Se você tiver enviado todos os documentos de maneira certa e seu pré-cadastro aceito, você receberá uma notificação da empresa. Com a resposta positiva, ainda não é momento de começar a dirigir Uber.

Esse ainda não foi o final do seu cadastro. O momento agora é de ativação do seu cadastro, que deve ser feita na central de ativação, presencialmente na Uber.

A sua cidade, se tem Uber, deve ter um escritório como Centro de Ativação. A localização será passada pela empresa, assim como outras instruções complementares que possam se fazer necessárias.

Após sua visita ao local, você já está liberado para fazer corridas.

Download do app de motorista

O aplicativo para aceitar e fazer corridas é o mesmo que você utilizou para se cadastrar. Se você ainda o tem salvo no celular, é só abrir e começar a correr.

Conclusão

dirigir-uber-conclusao
Considere outras opções.

Dirigir Uber em 2019 já não dá o mesmo retorno como dava nos primeiros anos do aplicativo. O mundo está muito dinâmico, outros aplicativos chegaram e a oferta de motoristas inflacionou o mercado.

O seu ganho por hora diminui bastante a partir do momento em que há mais motoristas disputando por passageiros. É bom você considerar outras formas de rentabilidade.

Abrir seu próprio negócio, usar outros aplicativos de economia compartilhada, as opções são bem variadas.

Aqui tem uns modelos de renda extra para 2020 para você se inspirar.

DICA ÍNCRIVEL:

Não pense que deixaríamos você sair deste blog carregando apenas desilusões. Que tal um modelo de negócio que traz lucros recorrentes exponenciais? Dá uma olhadinha na microfranquia da Acqio!

Obrigado por ler até aqui!

Você também pode gostar de nossos outros artigos:

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a mais de 12 mil pessoas