Franquias

5 Oportunidades de Negócio para 2019 e 2020

Equipe
Escrito por Equipe
5 Oportunidades de Negócio para 2019 e 2020
Junte-se a mais de 12 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Descobrimos a melhor oportunidade de negócio estudando o mercado. Confira a lista com os cinco empreendimentos mais promissores para 2019, conforme as nossas pesquisas revelaram.

A mudança é uma lei da natureza humana. Ela acontece nas relações interpessoais, na tecnologia e no mercado empreendedor.

As tendências podem mudar ou se manter avançando e esse é um estudo feito com o tempo. Ou seja, observando como os consumidores e a sociedade se comportam.

O nosso blog está sempre de olho nas variantes do público e no avanço do empreendedorismo.

Hoje, trazemos os resultados de uma pesquisa recente que a nossa equipe fez e resolvemos partilhar.

Descobrimos que o futuro do mercado está em reinventar serviços cuja oferta não evoluiu, enquanto a demanda continua existente.

Confira cinco oportunidades emergentes em 2019 e 2020.

E depois nos conte a oportunidade de negócio que decidiu seguir!

Que você tenha uma boa leitura! 🙂

Neste artigo, você irá encontrar:

Brechó online
A oportunidade de negócio que voltou à moda

oportunidade-de-negocios-brecho-online.jpg
Veja como o brechó online pode ser uma oportunidade de negócio.

As marcas de roupas podem lançar coleções inspiradas no passado há vontade, mas não será a mesma coisa.

Sabe aquele casaquinho dos anos 90, a blusa dos anos 80 e o sapato dos anos 70, de quando roupa era feita para ter durabilidade sem deixar de ser charmosa?

Elas fazem uma enorme diferença na vida de quem está renovando o guarda-roupa.

Porém, essas coleções mostram uma coisa: que a demanda por estilos e saudosismo, pelo “vintage”, existe e é forte.

De seções de lojas populares a feiras vintages: roupas, acessórios e objetos antigos chamam a atenção e são um mercado constante.

Ou seja, se você abrir o seu baú do sótão, retirar tudo de lá e colocar na internet, esses objetos farão dinheiro, em vez de continuar pegando pó.

Como manter o estoque em um brechó online?

Quando o baú estiver vazio, você não precisa esvaziar a sua loja online! Você pode renovar o estoque através de dois meios:

  • consignação,
  • revenda.

E onde você vai conseguir esses produtos? 

Uma dica bem boa é fazer o semelhante ao seu cliente, mas presencialmente!

Visites brechós físicos que há pela sua cidade, lojas de antiguidades, feiras de brinquedos usados e semelhantes são fontes de ouro para você!

Vá um a um e garimpe roupas e objetos que nem precisam ser vintages, bastam estar em bom estado.

Alimentos alternativos
A oportunidade de negócio apetitosa

oportunidade-de-negocios-alimentos.jpg
A área gastronômica sempre pode ser uma ótima opção de negócio.

O consumo consciente de alimentos é uma tendência saudável e que veio para ficar (que bom)!

As pessoas estão cada vez mais diferentes e com alimentação mais específica. Além do crescimento da quantidade de pessoas que possuem (ou descobrem possuir) dificuldades na alimentação como intolerância à lactose.

Porém, a maioria dos restaurantes não acompanhou essa mudança. Eles permanecem com os menus tradicionais, e muitas pessoas têm dificuldade de encontrar um lugar que atenda às suas necessidades.

O máximo que há é alguns restaurantes sem carne vermelha. O número de opções sem carne são menores ainda. 

E essa dificuldade toda para atender a um público apenas, o público vegano. 

Imagina como ficam os outros mercados? Pessoas que seguem uma dieta fit, vivem com low carb, hi carb, low fat, fazem musculação ou são atletas?

Demanda significa oportunidade!

Ficou tonto com tantas denominações? Pois deveria ficar tonto com tantas oportunidades de empreender.

Para melhorar a situação, sempre que essas pessoas encontram um lugar que atendam às suas necessidades específicas, a comida costuma ser cara. Ou seja, é inviável para o cidadão comum que só está procurando um jeito de se alimentar adequadamente.

Oferecer alimentação alternativa a baixo custo pode ser a sua oportunidade de vendas. Isso caso você esteja disposto a investir em um pequeno restaurante e contratar vários funcionários.

Ou, quem sabe, você pode fazer uma comida gostosa, econômica e saudável, e vender sob encomenda para o público da sua região!

Atender a públicos específicos pode ser um boom delicioso na sua conta bancária!

Pet sitter – A oportunidade de negócio amiga do homem

oportunidade-de-negocios-petsitter.jpg
Veja como abrir uma pet sitter pode ser um negócio lucrativo.

O cachorro é o melhor amigo do homem, ou ao menos é isso que o ditado antigo diz.

Se você, leitor, gosta de animais e, principalmente, tem ou já teve um, sabe de que sentimento é esse que estamos falando.

A vontade é de que nossos bichinhos de estimação tenham de tudo, do bom e do melhor, em troca do amor e do carinho que nós sempre recebemos por eles.

No entanto, nem sempre a vida nos permite ter tempo para retribuir os mesmos sentimentos: passamos o dia no trabalho com uma dorzinha no coração pensando nos nossos bichinhos.

Essa sensação fica ainda mais conflitante quando decidimos que queremos ficar uns dias fora, seja viajando a descanso ou fazendo algum curso de aperfeiçoamento profissional.

Nesse momento, é normal recorrermos a parentes ou vizinhos e pedirmos para eles darem uma olhada, darem comida ou passear com o animal.

No modelo de empreendimento de pet-sitter, você é o vizinho que salva a vida do dono e do animal, recebendo dinheiro para fazer um ato tão agradável quanto cuidar desses companheiros.

Como se tornar um pet-sitter?

Há dois modelos principais de empreendimento para esse tipo de serviço.

Em um deles, você vai até a casa do animal e cuida dele por um número x de horas. Normalmente, o dono deixa uma lista de atividades e responsabilidades para o sitter.

No outro, você usa o seu próprio lar para receber os cães e gatos dos seus clientes.

Para isso, a sua casa precisará ser estocada com comida, água, brinquedinhos, tempo, amor, paciência e bastante disposição. Além, é claro, de medidas para impedir que o bichinho fuja.

Marcenaria caseira
A oportunidade de negócio confortável

oportunidade-de-negocios-marcenaria.jpg
Veja como montar uma oficina de móveis em casa e sair lucrando com isso.

O mercado de móveis no passado era bastante caro, uma vez que as lojas utilizavam apenas madeiras de média ou alta qualidade. Além, é claro, de modelos que primavam pela durabilidade e aparência do objeto.

Com o avanço da tecnologia e o crescimento da população, a demanda e a oferta se tornaram maiores. Agora temos fábricas montadoras, com máquinas automáticas fazendo cadeiras, escrivaninhas e camas.

Para aguentar esse ritmo de produção, a madeira utilizada foi trocada por versões mais econômicas. Elas têm menor custo, mas acabam perdendo na durabilidade e capricho.

Isso fez com que o mercado de móveis moderno se encaixasse em um de dois modelos:

  • pagar caro por algo bom, bonito e resistente;
  • pagar barato por algo de baixa qualidade, descarte rápido e de design sem graça.

As gerações mais recentes, no entanto, desenvolveram uma terceira possibilidade. A ideia é conseguir móveis com média durabilidade, baixo custo e aparência bastante estimada.

Como lucrar com essa nova demanda do mercado?

Com o advento da popularização da internet e tutoriais de Youtube, aconteceu o boom do “Do It Yourself” (DIY) ou “Faça Você Mesmo”.

As pessoas começaram a fazer as próprias escrivaninhas, camas, cadeiras, guarda-roupas, entre outros, em suas próprias casas.

Esse movimento revolucionou a vida de muitas pessoas, mas ainda não chegou nem de perto saciar essa fatia de pessoas que quer algo bom e barato.

Nem todos possuem tempo ou habilidade para aprender. Isso, no entanto, é justamente o que cria uma oportunidade de negócio.

Se você transformar a sua casa em uma mini-oficina, é possível criar modelos baseados em tutoriais na internet ou até mesmo na própria criatividade.

E o melhor, você pode vender online do acervo ou por encomenda. Você só precisará saber onde divulgar. Fora isso, é uma ótima pedida.

Os materiais e as ferramentas não custarão muito caro, já que muitas coisas podem ser reaproveitadas.

Aliás, essa criatividade aplicada em reutilizar materiais será justamente o que dará charme, personalidade e tom artístico ao seu móvel.

Isso agregará valor e você poderá pedir preços honestos para o seu público. Claro, sem largar a lucratividade ou vender seu esforço a preço de banana.

A simplicidade do móvel fornece a economia no material e no trabalho. E ainda aumenta as vendas, sendo justamente o que chama a atenção nessas peças.

Microfranquias
A oportunidade de negócio com baixo risco

oportunidade-de-negocios-microfranquias.jpg
As microfranquias podem ser uma oportunidade de baixo risco para você que quer começar!

Todo empreendimento surgido do zero, no entanto, é um risco bastante alto. 

Você investirá tempo, dinheiro e disposição para criar algo novo. Sem contar o risco de tentar  atender uma demanda que, na verdade, já foi atendida e você não estudou bem.

Ou talvez essa demanda seja muito menos expressiva do que você imaginava.

Uma forma de pegar um atalho para o momento em que você começa a vender e a receber lucro é ser um franqueado de alguma empresa forte no mercado.

Marcas franqueadoras já conhecidas pelo público são a oportunidade perfeita. Isso porque elas já se venderam muito antes mesmo de você entrar para o grupo. Agora é basicamente só lucrar.

Como funciona uma franquia?

Se você não sabe como funciona uma franquia, nós temos um artigo dedicado a responder essa questão para você. Mas, a resumo, funciona assim:

Uma empresa grande quer expandir o seu mercado. Então, vende o direito de uso da sua marca para franqueados.

O investimento inicial de uma franquia pode facilmente chegar a mais de 100 mil. Mas como estamos falando de reinvenção, trazemos aqui as microfranquias.

Microfranquias são a oportunidade de empreender revendendo uma marca já estabelecida, mas com um investimento inicial baixo. Geralmente com uma expectativa de retorno rápido com alto faturamento e alta lucratividade.

Esse investimento inicial pode ser até 50 mil, mas se você ainda achar alto, há franquias que você pode empreender com até 7 mil reais.

Se você quiser conhecer algumas opções interessantes com baixo investimento inicial e alto retorno, temos uma lista com 5 opções de microfranquias. Elas estão classificadas por faixa de investimento inicial e tempo estimado para o retorno.

Exemplo de microfranquia de alto faturamento

Um exemplo que nós da Viver de Maquininha gostamos de usar bastante é a microfranquia Acqio, que é uma empresa que vende maquininhas de cartão de crédito e de débito.

O investimento inicial que ela pede é uma taxa de franquia (saiba mais sobre taxas aqui) de R$ 6.900,00. O valor pode ser parcelado em 6 vezes, sem fundo de propaganda e isenção de 6 meses de royalties.

Após o investimento, você recebe um treinamento com a Universidade Acqio. Nele, você aprende através de um ambiente EAD a vender dentro do mercado de pagamento eletrônico.

Os seu faturamento ocorre através de comissão em dois momentos.

O primeiro momento é uma venda ativa, quando você vende cada uma das maquininhas de cartão de crédito e de débito.

O segundo momento é uma venda passiva, quando você passa a receber uma comissão toda vez que um cliente seu utiliza a maquininha em suas operações.

Em até 6 meses, você já quitou todo o investimento inicial e começa a receber a basicamente apenas lucro.

O Vendedor de Maquininha Acqio, então, tem a sua jornada em três etapas.

Ele começa utilizando a franquia como uma renda extra. Então, se torna um empreendedor dedicado exclusivamente às maquininhas. Finalmente, chega na fase de vendedor pleno, quando maior número de vendas é uma simples questão de expansão de lucro.

Se você quiser saber mais, confira nosso eBook!

Conclusão

oportunidade-de-negocios-conclusao.jpg
Viu quantas oportunidades de negócios?

Empreender é sempre uma questão de risco, diminuído através da estratégia, da visão e dos planejamentos certos. E lembre-se: esse risco pode ser superado com a dedicação do empreendedor.

No entanto, há atalhos temporais e financeiros que você pode pegar para chegar lá, como através do microfranqueamento.

Não deixe de conferir nossos outros artigos sobre empreendedorismo:

Até a próxima!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a mais de 12 mil pessoas