Negócios

Que negócio abrir em uma cidade pequena? Conheça as 51 melhores opções!

Equipe
Escrito por Equipe
Que negócio abrir em uma cidade pequena? Conheça as 51 melhores opções!
Junte-se a mais de 12 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Descobrir que negócio abrir em uma cidade pequena pode ser uma atividade de quebrar a cabeça. Isso porque cada cidade possui a sua peculiaridade, suas necessidades. Para ajudar você, preparamos uma lista bem grande de boas ideias.

Se você mora no litoral, na serra ou no sertão, sempre encontrará diferenças entre esses lugares. Incluindo os tipos de moradores.

Por isso, a primeira dica é estudar bem o mercado local. Saber o que servirá melhor para a sua situação. Há vários tipos de empreendimento e nós falaremos de 51 ideias. Mas a escolha deve ser estratégica.

Porém, não se preocupe. Nós não vamos apenas dar ideias a você. Ajudaremos com a escolha explicando a diferença entre os tipos de empreendimento.

Continue conosco e se torne o grande empresário da sua região!

Uma boa leitura!

Hoje você descobrirá:

Microfranquia, franquia ou empresa do zero: qual o melhor negócio para abrir em cidades pequenas?

que-negocio-abrir-em-uma-cidade-pequena-microfranquia
Veja qual a melhor opção de negócio para você abrir em uma cidade pequena.

Uma empresa do zero tem a vantagem de você ter um maior domínio sobre a marca. Dessa forma, você escolhe tudo. Posicionamento, estratégias, missões, valores. 

Quando alguém se pergunta que negócio abrir em uma cidade pequena, é normal ser uma das opções. Afinal, pensa-se que, por ter menos pessoas em uma capital, melhor ter um comércio menor, certo?

Bom, não necessariamente. As vantagens e as desvantagens são a mesma de uma cidade grande. Você ainda tem que fazer seu nome.

Salvas as devidas proporções, pensar em que negócio abrir em uma cidade pequena é o mesmo que na capital. Então, abrir uma franquia ou uma microfranquia continuam sendo boas alternativas.

Caso você não saiba como funciona uma franquia, nós temos um guia sobre o assunto. Mas, resumindo, franqueamentos são como aluguéis de marca.

Ou seja, você paga um valor e recebe o direito de ser o empreendedor daquela marca em certo local. Você recebe treinamento, acesso ao know-how da empresa e contatos com fornecedores exclusivos.

Franquias e microfranquias diferem, principalmente, no investimento inicial exigido. Mas, em ambas as situações, há uma grande vantagem compartilhada: uma marca estabelecida. 

A marca já possui nome, força. A empresa já possui estruturação, testou estratégias e técnicas de venda. Você não precisa aprender por conta. Você já sai vendendo.

Os 25 Tipos de Negócio para começar do zero em cidades pequenas

que-negocio-abrir-em-uma-cidade-pequena-25-negocios
São bastante opções, para você pensar bem.

Abrir um empreendimento não é fácil. E escolher que negócio abrir em uma cidade pequena também pode ser complicado.

Você deve estudar bem a sua cidade e entender as demandas das pessoas à volta. Você deve, também, descobrir do que elas sentem falta, pois isso mostra que espaço vazio há no mercado.

Nós preparamos 25 ideias para você escolher bem. Confira!

Food Truck

Muito mais barato para investir do que um restaurante completo. Foodtrucks permitem, ainda, que você leve novidades para a sua cidade.

Chocolates Artesanais

Possuem um capricho, um carinho e um sabor que os industriais não tem. Enfeite e ofereça os sabores preferidos da localização.

Artesanato

O que os antigos já faziam. Mas seja moderno, entendam o que é belo no estético da época atual. Ofereça objetos úteis também.

Petsitter

Muito comum quem mora em cidades pequenas viajar. Se quer saber que negócio abrir em uma cidade pequena, essa é uma boa ideia. Cuide de gatinhos e cãezinhos na sua casa ou na do cliente.

Brechó online

Cidades pequenas mais antigas possuem artigos únicos. Ofereça online e venda até mesmo para o pessoal da cidade grande. Que negócio abrir em uma cidade pequena? Um que não faça diferença a sua localização.

Biojóias

Feito com materiais que podem ser conseguidos de graça na natureza. O lucro é de 100%.

Roteiros Turísticos

A melhor opção para muitas cidades. Mostre aos turistas o valor da sua cidade. Seja histórico ou natural.

Marmitas

Que negócio abrir em uma cidade pequena é tão lucrativo quanto alimentar a todos? Faça marmitas e entregue comida mais rápido do que se os trabalhadores fossem ao restaurante.

Pão na porta

Pãozinho fresquinho pela manhã é ótimo, certo? Então por que não entregar na porta dos clientes, de manhã cedo ou no final da tarde?

Incensos

É fácil aprender a fazer na internet. Contra mau olhado ou mau cheiro. Ofereça boas energias e bons perfumes.

Homem pizza

Festa com pizza é bom. Mas em vez dos clientes irem à pizzaria, leve a pizzaria aos clientes. Faça a pizza na própria casa de quem contratar.

Bikeboys

Entregas econômicas, ecológicas e saudáveis por toda a cidade. Ainda mais que cidades pequenas podem oferecer trânsitos mais seguros.

Suporte de TI

Seja pioneiro nas tecnologias que forem chegando da cidade grande ou do exterior. Esteja um passo adiante no suporte aos clientes.

Salão de Beleza Delivery

Em vez de pagar luz, água, aluguel, limpeza e todos os outros gastos de um estabelecimento, faça entrega de serviços de cabeleireiro.

Pequenas reformas

Pinturas, consertos, trocas de tomada. Pequenas obras que podem ser feitas por uma ou duas pessoas, com pouco material.

Aulas Particulares

Trabalhe sozinho ou ofereça uma escola de reforço. Aulas particulares do fundamental à universidade. Conheça a realidade dos seus vizinhos.

Padaria

Toda cidade tem seu paladar. Pão de forma, francês ou roscas de polvilho. Tire do forno seu sucesso empresarial.

Academia

Força, agilidade e resistência. Independente da localização, sempre há quem brigue para isso. Aproveite o ar mais limpo da sua cidade, ótimo para exercícios físicos.

Costura

As roupas estão cada vez com menos qualidade. As que duram mais, são bem mais caras. Ofereça mais tempo de vida para as vestimentas.

Pastelaria

Fritinho na hora com ingredientes fresquinhos. Um bom pastel é bem recebido em qualquer cidade. Que negócio abrir em uma cidade pequena ou grande? Pastelaria.

Lancheria

Nos sabores que seus vizinhos preferirem. Xis, hambúrguer, pizzas. Ou o lanche que mais estiver coerente com a culinária local.

Centro comercial popular

Para que grandes shopping centers? Loque espaços em um terreno para pequenos comerciantes. Você ganhará passivamente, gastando só com manutenção.

Creche

Seja o centro de referência em cuidados de crianças. O boca a boca passa rápido e todos querem alguém que cuide bem de seus filhos. Abra uma creche.

Loja de Roupas

De banho ou casacos de pele. Você pode focar tanto nos moradores quanto nos turistas. Entenda as necessidades comuns e venda para todos.

Minimercado

Ofereça de tudo um pouco. O que seus clientes precisam para o dia a dia, você terá. Itens básicos de higiene, alimentação, limpeza etc.

As 15 Melhores Franquias para cidades pequenas

que-negocio-abrir-em-uma-cidade-pequena-15-melhores-franquias
Sempre estude o mercado antes de abrir uma franquia.

Trazer um nome de peso é sempre interessante. Porém, franquias podem pedir altos investimentos. Não se deve sair contratando qualquer uma.

Uma empresa que funcione em uma cidade, não necessariamente funcionará na outra. E nem tudo que vale para a cidade grande, vale para a cidade pequena.

Na hora de decidir que negócio abrir em uma cidade pequena, seja estratégico.

Nós temos 15 opções de ideias para você pensar:

McDonalds

Um nome forte que quebra mercados onde chega. McDonalds são desejados em várias cidades.

Bobs

Um fastfood brasileiro. Franqueamento nacional tem vantagens de quem conhece a própria cultura. E você incentiva a indústria nacional.

Caverna do Dino

Roupas e acessórios infantis. Monte perto de escolas e creches, ligando a fome à vontade de comer. Seja sempre lembrado.

Bibi

De calçados, todos precisam. Independente de qual for o tamanho da cidade. Os tamanhos de pé ainda existem.

Billy The Grill

Ainda em expansão, é uma rede de restaurantes de grill. Ótima opção para quem quer investir em um franqueamento que está em ascensão.

Cebrac

Leve educação e capacitação profissional à sua cidade. Ajude no desenvolvimento local. Ninguém precisa ir embora para crescer.

CNA

Inglês e Espanhol são pré-requisitos atualmente. Leve aprimoramento de vida a seus vizinhos. Seja um franqueado de cursos de idioma.

Casa do Construtor

As cidades pequenas estão em fase de crescimento. A Casa do Construtor ajuda todos a expandirem com seus andaimes e as suas ferramentas.

Fast Açaí

Açaí gelado na hora. Saboroso, nutritivo e saudável. Uma tendência no país inteiro.

Giraffas

Pratos feitos para quem quer se alimentar de maneira saudável. Leve uma rede de fastfood com comida saborosa e nutritiva ao seu município.

Hering Store

Roupas com marca de qualidade, populares e conceituais. A moda urbana em cidades do interior. 

Jorge Bischoff

Calçados resistentes e bonitos. Ao ser um franqueado Jorge Bischoff, o faturamento não sairá do seu pé.

Morana

Pontos pequenos e brilhantes. Faturamentos grandes e mais brilhantes ainda. Você pode brilhar com a venda de acessórios bem conceituados.

Rei do Mate

Chá mate bem gelado é bem vindo em qualquer cidade. Mas se você mora no litoral, aproveite ainda mais o calor.

A Fórmula

A alquimia moderna. Farmácia de beleza, saúde e bem estar com produtos manipulados. 

As 10 Melhores Microfranquias para uma cidades com até 20 mil habitantes

que-negocio-abrir-em-uma-cidade-pequena-10-melhores-1
As microfranquias são ótimas opções para cidades pequenas.

O investimento em microfranquias costuma ser o que mais indicamos para cidades pequenas. Isso porque o custo inicial é menor, e nem por isso o faturamento é pequeno. Você pode atingir bons lucros sendo um microfranqueado.

Porém, você ainda deve ser estratégico. Você deve pensar no mercado à volta e nas pessoas. Cidades pequenas não possuem público o suficiente para qualquer negócio. Atenda à demanda regional.

Premiapão

Venda publicidade em sacos de pães. Seus clientes podem receber prêmios sorteados.

Acquazero

Estimule a beleza da sua cidade, com carros mais limpos. Promova ecologia, com lavagens a seco.

Supera

Atividades de ginástica cerebral. Ajude o mundo a pensar melhor.

2Calls

Faça telemarketing com abordagens modernas. 2Calls chega ao Brasil e você pode ser um dos microfranqueados pioneiros.

Quisto

A violência e o caos da cidade grande já chegaram em muitas cidades pequenas. Ajude a reverter o cenário ao vender seguros.

CI Intercâmbio

Estudar, passear ou trabalhar na cidade grande? Não! Coloque seus vizinhos em viagens para o exterior.

Cacau Show

Chocolates finos não medem cidades para serem bem recebidos.

Dr Jardim

Serviços de jardinagem para casas e condomínios. A vizinhança inteira com belos jardins.

SMS Digital

Sem mais serviços e produtos analógicos. Invista em uma franquia especializada em comunicação digital/móvel.

Limpidus

Várias cidades pequenas começaram a crescer. Prédios altos onde eram terrenos baldios. Ofereça serviço de limpeza para complexos empresariais inteiros.

Home Angels

Crianças, muitos adultos e idosos precisam de atenção especial. Home Angels é a sua oportunidade de promover carinho e cuidado.

Alto faturamento em cidades pequenas: Viver de Maquininha

que-negocio-abrir-em-uma-cidade-pequena-alto-faturamento
Você pode faturar bem mesmo em cidades pequenas.

Encontrar um empreendimento é peneirar opções. Afinal, nem tudo que brilha é ouro e é bom separar boas ideias aparentes de boas ideias reais.

Nós, da Viver de Maquininha, acreditamos que uma das melhores formas de microfranqueamento é o nosso estilo. É o ramo de venda de maquininhas de cartão de crédito e de débito. Uma das microfranquias mais lucrativas.

Fintechs como essa possuem baixo investimento inicial. Isso porque você não precisa de funcionários, não precisa de local físico, nem de nada. Apenas da sua capacitação e sua vontade de vender.

Vamos a um exemplo?

Acqio

A Acqio franquias é uma rede de maquininhas de cartão de crédito e de débito. Os seus vendedores recebem treinamento, equipamento e duas formas de entrada de dinheiro.

No primeiro momento, você recebe uma parte do valor da maquininha que vender. Com cerca de 200 reais de lucro por venda, atingir altos faturamentos mensais não é tão difícil.

No segundo momento, você recebe uma taxa de transação. Isso significa que para cada venda do seu cliente com o uso da maquininha, uma parte vai para você. Agora você tem um ganho passivo e recorrente.

Converse com um consultor para entender mais sobre essa oportunidade e se torne um empreendedor!

Conclusão

que-negocio-abrir-em-uma-cidade-pequena-conclusao
Empreender é sempre possível. Com isso, você não precisa se preocupar.

É necessário pensar bem antes de decidir que negócio abrir em uma cidade pequena.

A Viver de Maquininha possui vários artigos com dicas sobre empreendedorismo, seja para quem quer ter uma renda extra, seja para quem quer ser um empresário. 

Também temos artigos explicando o que é uma franquia, como funcionam seus custos, e as melhores franquias para investir.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, pode deixar nos comentários.

Obrigado pela leitura! 🙂

Você também pode gostar de nossos outros artigos:

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a mais de 12 mil pessoas