Negócios

Tarifa dinâmica Uber: o que é, atualizações e como usá-la para ganhar mais

Equipe
Escrito por Equipe
Tarifa dinâmica Uber: o que é, atualizações e como usá-la para ganhar mais
Junte-se a mais de 12 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O horário de pico é o momento do dia em que o passageiro e o motorista Uber discordam no humor. A tarifa dinâmica Uber começa e os valores das corridas mudam. Você quer saber como funciona? Siga a leitura!

Como funciona a polêmica tarifa dinâmica Uber que muda os valores das viagens em horários e regiões de maior demanda? Essa é a pergunta que responderemos no artigo de hoje aqui no Viver de Maquininha.

Saiba como aproveitar ao máximo essa oportunidade de ganhar mais durante os seus turnos de trabalho como Uber. Também daremos dicas sobre o que NÃO fazer a respeito da tarifa dinâmica.

Aprenda a ganhar mais com a tarifa dinâmica Uber, que é a sua chance do seu rendimento multiplicar!

Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Tenha uma boa leitura! 🙂

Hoje você lerá sobre:

Tarifa dinâmica Uber: o que é?

tarifa-dinamica-uber-o-que-e
Descobrindo o que significa Tarifa Dinâmica

A tarifa dinâmica Uber é um mecanismo de incentivo que a empresa oferece para os seus motoristas, ao pagá-los mais. Ela acontece durante horários de pico em locais com alta demanda por viagens.

Ou seja, ela opera de forma a equivaler à ideia de maior a demanda, maior o preço. Isso se torna vantajoso tanto para a própria plataforma quanto para o motorista devido ao formato de cobrança diferenciado.

O que aumenta não é a porcentagem de valores que vão para o bolso de quem está dirigindo. Na verdade, em termos proporcionais ao valor total, se mantém a situação.

Porém, o preço para o passageiro aumenta durante os períodos de tarifa dinâmica, o que aumenta os ganhos do motorista.

Os horários de pico não são os únicos momentos em que isso acontece. Sempre que tiver bastante passageiro e pouco motorista em uma região, isso acontecerá.

Como funciona a tarifa dinâmica da Uber?

A tarifa dinâmica Uber funciona através da lei da oferta ou demanda. Em situações em que há bastante passageiros em uma região, o preço da viagem aumenta proporcionalmente.

As situações previstas para a tarifa dinâmica Uber são, principalmente, horário de pico e dias de climas extremos. Chuvas, vento forte, neve nos países que há. Nessas situações, o preço sobe.

Quando acontece a tarifa dinâmica Uber, o aplicativo mostra no mapa para os motoristas. Antigamente avisava os passageiros, mas atualmente o aviso foi retirado.

Há alguns truques, no entanto, para se preparar para tarifas dinâmicas e ganhar mais dinheiro nas suas corridas.

Você precisa conhecer o fluxo da sua cidade e saber de onde tem mais pessoas saindo em determinados horários.

Ficar de olho nos eventos da cidade também ajuda a se preparar para a tarifa dinâmica. Saídas de shows e grandes festivais costumam ser boas oportunidades.

Vantagens e desvantagens da tarifa dinâmica

tarifa-dinamica-uber-vantagens
Para quem é bom? O quanto?

A tarifa dinâmica Uber possui algumas vantagens, porém também tem as suas desvantagens para quem é motorista do aplicativo. Ficar atento a esses fatores ajudará você a ter uma estratégia melhor de ganhos.

Trabalhar durante a tarifa dinâmica com certeza é uma baita oportunidade de ganhar mais dinheiro por viagem. Os seus ganhos crescem bastante para todos os motoristas da região. Essa é a maior vantagem.

A desvantagem é que, na verdade, você pode acabar é perdendo passageiros. Não esqueça que, ao mesmo tempo que o preço sobe, os passageiros verão que está caro.

Como a alteração de valor não é instantânea, você demorará a perceber que eles pararam de pedir Uber e começaram a pedir outros aplicativos. Nesse momento, você perde seus passageiros e seu tempo.

Uma estratégia interessante pode acontecer quando você é motorista de outros aplicativos também. Quando subir a tarifa, preste atenção aos pedidos dos outros aplicativos.

Tarifa dinâmica Uber: o que NÃO fazer!

Existe uma questão de etiqueta e até ética quando se trata de ser um motorista de aplicativo. Não há necessidade de acrescentar respeitar o passageiro, o deixar esperando ou aceitar corridas e ir embora, certo?

Afinal, esses comportamentos são objetivamente ruins e descobertos pela plataforma logo em seguida. Se o bom senso e o apelo moral não forem argumentos, a resposta da empresa é.

Porém, até mesmo na tarifa dinâmica Uber existem comportamentos que não são vistos com bons olhos pela plataforma. São práticas que tiveram sua popularidade, a empresa descobriu e elaborou contra-medidas.

Então, mesmo que pareçam atrativas ou nem pareçam erradas a princípio, o importante é que o aplicativo vê assim. E ele saberá responder quando isso acontecer.

Ficar offline para provocar uma dinâmica

Há algum tempo, a vários motoristas Uber nos Estados Unidos e na Europa começaram a burlar o algoritmo.

Elaboraram uma tática para provocar, artificialmente, a tarifa dinâmica Uber e, assim, ganhar mais dinheiro.

A prática era bastante simples e feita de maneira combinada entre os próprios motoristas da plataforma. Em certos horários e regiões, eles todos, ou quase todos, desligariam o aplicativo.

Ao ficarem todos off-line, causavam uma oferta bem inferior à que realmente existia no local. O algoritmo da Uber logo entendia que seria o caso de se aplicar a tarifa dinâmica.

Quando isso acontecia, um dos poucos motoristas que ainda estavam online avisavam aos outros. Rapidamente, todos ficavam online e pegavam passageiros pelo preço da tarifa dinâmica Uber.

A resposta do aplicativo foi aprimorar o algoritmo e evitar que isso continuasse se repetindo, além de retratação uma pública.

Cancelar uma corrida quando estiver entrando na dinâmica

Uma prática bastante ruim e que a plataforma encara como negativa é a prática de cancelar corridas antes da dinâmica.

Para quem não conhece essa prática, explicamos. Vários motoristas do aplicativo cancelam uma corrida que pegaram quando percebem que começará a tarifa dinâmica.

Assim, deixam o passageiro na mão, que agora terá que fazer outro pedido e pagar mais caro. A plataforma, no entanto, já tem uma resposta que penaliza o motorista que faz práticas como essa.

Sempre que o motorista cancela uma corrida, o aplicativo contabiliza para um total de cancelamentos do mesmo. A cada trinta dias, a Uber calcula automaticamente a taxa de cancelamento daquele motorista.

Ou seja, quantas corridas ele cancelou divididas por quantas ele aceitou. Esse valor dará uma porcentagem que impactará na situação do motorista com o aplicativo.

Somente trabalhar na tarifa dinâmica

Agora falaremos de uma prática de trabalho com a tarifa dinâmica Uber que quem sai prejudicado é o seu bolso.

Muitos motoristas Uber tentam dirigir apenas durante a tarifa dinâmica e isso parece fazer sentido. É, depende.

Se você está querendo levar sua vida de motorista Uber como parte importante da sua renda, não é grande ideia.

Você não tem como controlar a tarifa dinâmica e prever para trabalhar apenas nesses momentos é reduzir a entrada monetária.

A tarifa dinâmica não é 24h. Ela acontece em momentos e locais específicos, mesmo que determinados eventos sejam cíclicos.

Dessa forma, se você trabalha com a Uber apenas como uma renda complementar e isso não atrapalha seu dia, ótimo. Vale a pena saber onde e quando acontecerá e trabalhar só nesses momentos.

Porém, fique atento para caso a Uber resolva responder a essas atitudes.

Como pegar corridas na tarifa dinâmica Uber

tarifa-dinamica-uber-como-pegar
Saiba como pegar corridas na tarifa dinâmica.

Nós já explicamos a você o que é a tarifa dinâmica Uber e como ela funciona. Nós também Falamos sobre as vantagens, as desvantagens e as más práticas a serem evitadas.

Agora é o momento de ensinar a como utilizá-la a seu favor.

Conhecer a aplicabilidade da tarifa dinâmica é essencial para manter a saúde financeira do seu caminho profissional como motorista.

Siga essas instruções simples separadas em três itens e garanta os seus rendimentos com a tarifa dinâmica Uber.

Conheça os horários de pico

A famosa hora do rush parece muito mais universal do que é. Porém, cidades diferentes podem ter rotinas diferentes. Ainda mais saindo do bairro em direção ao centro.

Há várias distâncias, o que quer dizer que pessoas podem começar e terminar seus expedientes mais cedo ou mais tarde.

O comportamento comercial local não é o único a ser observado. Cidades têm seus bairros boêmios, de festas e eventos.

Facilita encontrar o horário da tarifa dinâmica entender o comportamento da vida noturna local.

Analise as regiões com mais pedidos

A tarifa dinâmica Uber depende de horário e local. No item anterior, demos mais atenção para a questão de horários da sua cidade. Agora é hora de pensar nos locais.

Não dá para se basear apenas no comportamento das cidades grandes para entender o local de melhor atuação na sua. Se a sua cidade tem um estilo de vida de interior, de litoral ou próprio e local, é importante conhecê-lo.

É indispensável conhecer a vida da sua cidade. E se vale a pena se deslocar até o local da tarifa dinâmica.

Esteja sempre online nos períodos e regiões da dinâmica

O maior segredo para se dar bem na tarifa dinâmica Uber é não ficar comendo mosca. Se você já tem ao menos uma ideia de onde pode aparecer essa chance de ganhar mais, não perca tempo.

A grande questão aqui é se você não está perdendo tempo ainda se quebrando todo por um aumento pequeno.

Há outros aplicativos que naturalmente pagam melhor e outras formas de renda muito mais lucrativas.

Há diversas formas de renda que valem muito mais o seu tempo e esforço pelo lucro que dão.

Tarifa dinâmica Uber mudou! Saiba mais

Para quem não está sabendo, ano passado, nos Estados Unidos, as políticas da tarifa dinâmica Uber mudaram o funcionamento. Em vez de ter um fator multiplicador, a taxa da tarifa dinâmica fica pré-fixada.

Conforme a densidade de passageiros, haverá um valor que será pago a mais para o motorista, independente da distância viajada.

Para os passageiros, no entanto, a dinâmica continua multiplicando a conta cobrada.

Você pode estar pensando “mas isso é lá fora, não no Brasil”. Não esqueçam que o que funciona para eles lá, depois é importado.

Vantagens

A única vantagem da nova tarifa dinâmica Uber é para viagens curtas repetidas. Como é fixo, esse aumento pode ser superior ao que se ganharia a mais com a dinâmica anterior, a relativa.

Se você tem essa sorte de sempre conseguir pegar viagens curtas ou tem alguma estratégia para isso, abrace a tarifa.

Desvantagens

As desvantagens são para qualquer outra situação fora a prevista na da vantagem. Seus ganhos não crescem tanto mais e não vale a pena ficar se preocupando tanto com a tarifa dinâmica.

Mesmo na situação da vantagem tem desvantagem acontecendo ao mesmo tempo. Se essa baixa nos ganhos do motorista refletissem em maior quantidade de viagens, poderia ser considerado, mas não reflete.

O passageiro continua pagando como anteriormente. Você recebe menos. A Uber recebe ainda mais.

Conclusão

tarifa-dinamica-uber-conclusao
Há maneiras mais lucrativas de investir seu tempo

A tarifa dinâmica é cheia de mecanismos, ainda mais depois da atualização, que não ajudam tanto o motorista. O valor para o passageiro sobe, seus ganhos não tanto, você perde as viagens, o tempo e o dinheiro.

Se torna muito melhor trabalhar com empresas mais honestas e transparentes sobre o que espera por você.

Empresas que estão interessadas em que você também atinja o sucesso, não apenas atingir o lucro delas.

Sugerimos considerar a possibilidade de investir em microfranquias e de empresas que dediquem atenção ao microfranqueado. São oportunidades de baixo investimento com lucro grande, quando bem escolhidas.

Espera, você não sabe o que é? Tudo bem, entre aqui e entenda!

Obrigado por ler até aqui!

Você também pode gostar de nossos outros artigos:

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a mais de 12 mil pessoas