Franquias

Tipos de franquias e tudo o que você precisa saber para adquirir uma!

Equipe
Escrito por Equipe
Tipos de franquias e tudo o que você precisa saber para adquirir uma!
Junte-se a mais de 12 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Saber escolher os tipos de franquias é ideal para você e pode fazer toda a diferença no seu negócio.

Antes de mais nada, você precisa definir o seu perfil de empreendedor e quanto está disposto a gastar para começar o seu negócio.

Existem diversos modelos disponíveis que variam desde o montante inicial necessário até o tamanho da franquia.

Dessa maneira, é fundamental que você conheça os tipos de franquias, a fim de saber com qual deles você se identifica mais.

Pensando nisso, criamos esse artigo com todos os principais tipos de franquias, modelos, e tudo o que você precisa saber para ter sucesso no seu negócio.

Nesse artigo vamos falar sobre: 

Boa leitura!

Como funciona o sistema de franquias?

tipod-de-franquias-como-funciona.jpg
Entenda como funciona o sistema de franquias.

Uma franquia nada mais é do que uma empresa que disponibiliza o uso da sua marca e do seu know-how para pessoas que querem empreender. Assim, elas abrem uma unidade da marca em questão e se tornam responsáveis por ela.

No entanto, para se franquear a uma instituição, é necessário pagar um valor pré-definido. Algumas empresas também cobram mensalidades ou royalties sobre o faturamento. Todos os valores, direitos e deveres são especificados em contrato.

Para saber exatamente todas as informações antes de se tornar um franqueado, leia com bastante atenção a Circular de Oferta de Franquia (COF). Nela você encontra tudo o que precisa saber para tomar uma decisão acertada.

Por que investir em franquias é um bom negócio?

Ao investir em uma franquia você possui muitas chances de alcançar o sucesso e ter um ótimo retorno financeiro. Isso acontece porque o modelo de negócio já foi previamente definido e testado. Assim, tudo o que você precisa fazer é replicá-lo.

Além disso, o sistema de franquias já está consolidado, apresentando um crescimento em seu faturamento ao longo dos anos.

Ao optar por uma franquia, você corre menos riscos, tem acesso ao suporte da marca em questão e obtém treinamentos para você e para a sua equipe. Então, basta definir o seu perfil de empreendedor, o valor que você tem para investir e o nicho que mais lhe agrada.

Como escolher o melhor tipo de franquia para você?

Não adianta conhecer os principais tipos de franquias que existem e não saber escolher o melhor para você. O primeiro passo para ter sucesso na sua escolha é definir o seu perfil de empreendedor.

Identifique seus pontos de afinidade, sua tolerância a correr riscos e o nível de conhecimento que você possui.

Depois, saiba quanto você está disposto a gastar ao investir em uma franquia. Se você tiver 50 mil reais para investir, opte por franquias que custem menos do que esse valor.

Isso se dá porque é muito importante que você possua um capital de giro e um montante para possíveis emergências.

Também é muito importante que você tenha afinidade com o nicho escolhido. Se você quer ter mais tempo com a sua família, por exemplo, uma franquia no setor de alimentos pode não ser uma boa opção, por exemplo.

Lembre-se que para a sua franquia dar certo é necessário que você se dedique o máximo possível.

Avalie também a idoneidade da marca em questão e o feedback de seus franqueados. Além disso, pesquise sobre o retorno financeiro sobre o seu investimento e o tempo necessário para ter o retorno do valor investido.

Qual tipo de negócio combina com você? Descubra com esses 8 modelos de franquias

tipos-de-franquias-qual-combina.jpg
Conheça os modelos de franquias abaixo e veja qual se encaixa em seu perfil.

Muitas pessoas não sabem, mas existem diferente tipos de franquias. Então, é fundamental que você conheça todos, a fim de definir qual se encaixa melhor no seu perfil de empreendedor.

Confira:

Franquia unitária

Esse tipo de franquia é a mais comum no Brasil, indo desde livrarias e cafeterias até lojas de roupas, por exemplo. Na franquia unitária você pode ter mais de uma unidade de franqueada, mas conta com um contrato específico para cada uma delas.

Assim, tudo o que você precisa fazer é definir onde seu ponto comercial funcionará. Muitas vezes, a marca em questão oferece ajuda nesse quesito.

Além disso, esse modelo de franquia precisa de um local específico e exclusivo, não sendo possível funcionar no mesmo lugar que outra marca, por exemplo. 

Franquia master

A franquia master garante que o franqueado tenha o direito de representar a marca em uma determinada região, podendo ter mais de uma unidade em seu nome.

Dessa forma, o próprio franqueado pode administrá-las, podendo, também, terceirizar essa tarefa.

O investimento inicial necessário costuma ser mais alto, possuindo um retorno proporcional, pois você recebe uma porcentagem do faturamento total das unidades da sua região.

Franquia de desenvolvimento de área

Nesse tipo de franquia o franqueado fica responsável por uma determinada região.

O desenvolvimento de área é bastante usado por empresas que querem expandir e fortalecer a sua marca tanto nacional quanto internacionalmente.

Assim, você precisa abrir um número previamente definido de franquias dentro de um determinado período de tempo. Ele é indicado para quem possui mais capital para investir e que já conhece tem experiência no ramo de franquias.

Microfranquia

Uma microfranquia demanda um investimento inicial menor do que os modelos tradicionais. Ela costuma ser bastante procurada por empreendedores iniciantes, principalmente por conta da facilidade de gestão e pelo baixo valor para se franquear.

Além disso, a maioria das microfranquias oferecem o modelo home-based. Assim, você não precisa gastar dinheiro com o aluguel de um ponto comercial, estrutura e outros gastos de instalação.

Também é possível trabalhar sozinho, não sendo necessário contratar funcionários, reduzindo mais ainda as despesas totais.

Franquia shop in shop

A franquia shop in shop, também conhecida como “business in”, possibilita que o franqueado instale uma minifranquia dentro do seu estabelecimento.

Dessa maneira, ele pode vender produtos complementares aos da sua loja. Ou seja, ele acaba tendo dois negócios no mesmo lugar.

Franquia social

Esse tipo de franquia tem como objetivo a distribuição de serviços sociais e não a lucratividade. Então, ela basicamente funciona como sendo a expansão de um projeto social baseado no modelo de franquia. 

Franquia combinada

A franquia combinada é baseada na abertura de vários tipos de franquia em um determinado ponto comercial. Porém, todas elas precisam ser de serviços parecidos ou complementares, além de pertencerem ao mesmo franqueado.

Sua implementação só pode ser realizada com a aprovação de todas as empresas franqueadas envolvidas.

Franquia de conversão

Em uma franquia de conversão o franqueado já possui um negócio, no entanto, tem a vontade de transformá-lo em uma franquia de uma marca já existente.

Com isso, é necessário que haja a adequação da sua organização às regras da franqueadora. Assim, pode ser necessário fazer mudanças no seu ponto físico, como a mudança de identidade visual, por exemplo.

Assim, se você possui uma escola de música, por exemplo, e quer transformá-la em uma franquia, será necessário adequá-la às regras da franqueadora.

Conheça 5 tipos de franquias para investir e ter o próprio negócio

tipos-de-franquias-5-tipos.jpg
Ficou mais fácil ter seu próprio negócio, conheça os tipos abaixo e escolha o melhor para você!

Franquias de serviços

As franquias de serviço apresentam opções em diversos nichos, entregando um grande leque de opções aos empreendedores.

Na maioria dos casos, não existe a necessidade contratação de funcionários ou de haver a locação de um ponto comercial, o que acaba reduzindo ainda mais o valor de investimento inicial.

Assim, você pode trabalhar de casa através da internet ou visitando os seus clientes. Dessa forma, é fundamental que você se organize e aprenda a administrar o seu tempo. Com isso, você precisa determinar horários para trabalhar e para a sua vida pessoal.

Os serviços oferecidos podem ser de diversos tipos, como limpeza, conservação, crédito, energia alternativa, recurso de multas e saúde, veterinária, por exemplo.

Franquias de delivery

Esse tipo de franquia costuma ser bastante sólido. Isso acontece porque independente da economia atual, é possível ter bons lucros ao oferecer produtos e entregá-los em casa, principalmente no que diz respeito à comida.

Por conta da facilidade dos meios de pagamento e previsão confiável de retorno financeiro, muitas pessoas têm optado por abrir uma franquia de delivery de alimentos.

Dessa forma, o consumidor possui diversas opções de comida, como lanches, pizza, sopas, saladas, sanduíches naturais e comida japonesa, por exemplo.

Além disso, existem diversas empresas que entregam qualquer tipo de produto, como compras de supermercado e remédios.

Franquias de alimentação

As franquias de alimentação tem crescido bastante no Brasil, tornando esse mercado promissor bem desejado pelos empreendedores.

Então, é importante que você analise as opções com bastante atenção, a fim de realizar uma boa escolha.

Ao investir nesse tipo de franquia, você precisa ter em mente que lidará com diversas pessoas ao mesmo tempo. Assim, é fundamental que você saiba liderar sua equipe de maneira adequada para ser assertivo na transmissão de suas orientações.

Também é importante saber lidar com os clientes e buscar sempre manter a qualidade dos produtos oferecidos.

Você pode optar por diversos nichos, como comida chinesa, pizzarias e bolos, por exemplo. Basta definir quais são os seus objetivos e o seu perfil de empreendedor.

Franquias de beleza

O Brasil é o segundo maior país que realiza pesquisas sobre beleza nos mecanismos de busca, o que torna esse tipo de franquia uma ótima opção para quem quer ter um negócio.

Além do cuidado com a estética, muitos brasileiros procuram empresas de beleza para relaxar.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o segmento de franquias de saúde e beleza apresentou um crescimento de 9,2% no primeiro trimestre de 2019 em relação ao ano anterior.

Franquias de maquininhas

Uma franquia de maquininhas é uma ótima opção de investimento para quem tem pouco dinheiro para começar a investir. Além disso, ela apresenta uma grande facilidade de retorno, já que facilita o desenvolvimento de outro negócios.

Assim, elas podem oferecer aos seus clientes uma maneira fácil e prática de realizar um pagamento através do cartão de crédito ou de débito. Esse tipo de franquia tem crescido bastante, sendo uma ótima opção de negócio. 

Seu negócio pode ser uma franquia

tipos-de-franquias-seu-negocio-pode-ser-uma.jpg
Optar por uma franquia pode ser um negócio bem lucrativo.

Ao optar por começar um negócio, decidir por uma franquia pode ser uma ótima opção. Dessa forma, você aproveita um modelo de gestão previamente validado, além de suporte, treinamento e apoio da marca em questão.

A Acqio é um tipo de franquia de maquininha ideal para quem deseja trabalhar em uma área em expansão, tendo ótimo potencial de lucro. Sua operação é bastante simples, contando com um baixo investimento inicial.

Além disso, você conta com todo o suporte de uma equipe e treinamentos, a fim de melhorar o seu desempenho.

A Acqio possui diversos franqueados em todo território nacional. Conheça alguns dos cases de sucesso e mude de vida se tornando um franqueado.

Conclusão

tipos-de-franquias-conclusao.jpg
Agora você já conhece todos os tipos de franquias!

Existem diversos tipos de franquias e todos eles visam a expansão de uma determinada marca. Dessa forma, você utiliza um modelo de gestão previamente definido e testado, facilitando o funcionamento do seu negócio.

Além disso, você conta com um treinamento para você e sua equipe e um suporte personalizado para ajudar no sucesso da sua unidade.

Dentre todos os tipos de franquia, os principais são:

  • Franquia unitária;
  • Franquia master;
  • Franquia de desenvolvimento de área;
  • Microfranquia;
  • Franquia shop in shop;
  • Franquia social;
  • Franquia combinada;
  • Franquia de conversão.

Assim, basta identificar qual desses modelos mais se encaixa no seu perfil, a fim de começar o seu negócio.

A Acqio é uma ótima opção para quem deseja abrir uma franquia. Possuí um modelo de negócio validado e com inúmeros franqueados em todo Brasil.

Para saber mais entre em contato e comece a mudar de vida agora mesmo.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? É só deixar seu comentário abaixo!

Você também pode gostar de nossos outros artigos:

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a mais de 12 mil pessoas