Negócios

52 Tipos de Trabalho Autônomo em Todas as Áreas Profissionais

Equipe
Escrito por Equipe
52 Tipos de Trabalho Autônomo em Todas as Áreas Profissionais
Junte-se a mais de 12 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Existem diversos tipos de trabalho autônomo para quem sonha com a independência profissional. Abrir o próprio negócio é o sinônimo de mudar de vida!

Muitas pessoas encaram o trabalho autônomo como um desafio impossível. Mas a verdade é que existem diversas profissões que podem te inserir neste novo mundo de possibilidades.

Quer tomar as rédeas da sua carreira e se tornar o grande líder do seu próprio negócio? Então, conheça alguns tipos de trabalho autônomo que podem te oferecer toda essa liberdade. Um deles pode ser o ideal para seu perfil profissional!

Neste artigo você vai ver:

Trabalhar como autônomo no Brasil

De acordo com dados reunidos pelo PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) em 2018, mais de 23 milhões de brasileiros trabalham por conta própria, enquanto 11 milhões possuem empregos sem carteira assinada.

Os números foram considerados como recordes no país, mostrando que o brasileiro está encontrando maneiras de driblar o desemprego e se tornar o dono do próprio empreendimento.

Enquanto as taxas de desemprego aumentam, o trabalho autônomo só parece crescer, de acordo com as informações sobre a modalidade de profissão são divulgadas ao grande público.

Os desafios do Trabalho Autônomo

tipos-de-trabalho-autonomo-desafios.jpg
Veja os desafios do trabalho autônomo.

Ser o seu próprio chefe é o sonho de quase todos os trabalhadores, mas existem grandes desafios por trás de todos tipos de trabalho autônomo.

Quando você é o dono do seu próprio empreendimento, isso significa que você se torna responsável por todos os processos que ocorrem dentro da empresa.

Sendo assim, se há uma brusca queda nos lucros, você acaba se tornando o mais afetado pela crise.

Além disso, o trabalho autônomo não oferece os mesmos benefícios do que um emprego com carteira assinada.

O empreendedor acaba perdendo alguns direitos trabalhistas, como vale-refeição, vale-transporte, aposentadoria e até mesmo auxílio-doença.

Todas as áreas podem ter trabalho autônomo?

Não são apenas os especializados em administração que podem se tornar autônomos. A verdade é que, com um pouco de criatividade, todas as áreas podem oferecer diferentes tipos de trabalho autônomo.

Por exemplo, um médico que abre o seu próprio consultório é um trabalhador autônomo no ramo da saúde. Um cozinheiro que abre seu próprio restaurante ou passa a cozinhar na casa dos clientes, também é considerado como um empreendedor independente.

Independente da área, o mais importante é que o trabalhador tenha dedicação e visão para fazer o seu empreendimento prosperar.

Como abdicar-se da CLTreta

Você já ouviu falar nos profissionais “CLTreta”? Na verdade, eles representam o oposto dos trabalhadores “CLTop”.

Por um lado, o “CLTop” se dedica desde o início ao empreendimento, dando tudo de si para ver o seu negócio alcançando o sucesso, mesmo que os primeiros resultados não sejam tão positivos quanto o imaginado.

Já o “CLTreta” trabalha por pura obrigação, apenas para conseguir o dinheiro que precisa para sobreviver. Ele não tem paixão pelo que faz e não se dedica além do necessário.

Analisando os dois perfis, é fácil perceber que é preciso se inspirar no trabalhador “CLTop” para se dar bem em todos tipos de trabalho autônomo.

O primeiro passo para se tornar um trabalhador independente, é encontrar uma área que te inspire a se libertar dos padrões “CLTreta”.

Trabalho autônomo por área

tipos-de-trabalhos-autonomos-por-areas
Veja as diferentes áreas de trabalho autônomo.

Se você é um profissional com visão e que está pronto para se lançar em uma nova etapa da sua carreira, chegou o momento de encontrar algo que te inspira a abrir o seu próprio empreendimento.

Conheça 52 profissões de diversas áreas que podem te ajudar a encontrar o trabalho autônomo que finalmente te oferecerá a liberdade que você almeja!

Área administrativa

A administração é fundamental para qualquer empreendimento, mas também é possível torná-la o foco de uma empresa.

Além de oferecer apoio a outras organizações, também existem 3 diferentes funções que são tipos de trabalho autônomo muito comuns para os trabalhadores especializados em administração.

Síndico Profissional

Nem todo condomínio possui um morador que está disposto a assumir o cargo de síndico. São nestes casos que o síndico profissional se torna essencial para o convívio entre os condôminos e o funcionamento da instalação.

Geralmente, o síndico profissional é responsável pelo planejamento de melhorias e soluções para eventuais problemas declarados pelos moradores. Além disso, ele realiza visitas para fiscalizar o local e também conduz reuniões entre os condôminos.

Contador

Muitas pessoas conhecem o contador apenas como “aquela pessoa que faz o imposto de renda”, mas a verdade é que este profissional está se tornando cada vez mais essencial dentro de uma empresa.

Basicamente, ele é um dos grandes responsáveis pelos registros do fluxo de caixa. Sendo assim, é uma peça essencial para compreender as finanças da empresa e, assim, aplicar melhorias e planejar estratégias.

Secretária Remota

Em um escritório, a secretária possui a função de auxiliar na organização de um funcionário ou até mesmo um setor inteiro. Além disso, ela pode exercer funções que englobam os recursos humanos e até mesmo as finanças do empreendimento.

Por muito tempo, só se imaginava que uma secretária poderia trabalhar se estivesse presente fisicamente no estabelecimento. Mas tudo mudou e agora, o assistente virtual, pode fornecer todo esse apoio de onde quiser.

Marketing

tipos-de-trabalho-autonomo-marketing.jpg
Conheça abaixo as carreiras de marketing.

O Marketing é uma das principais áreas em crescimento no mercado, o que a torna um dos principais tipos de trabalho autônomo do momento.

É uma área com diversas possibilidades e que abrange diversos perfis de profissionais. Conheça algumas carreiras de Marketing que podem te levar à independência profissional.

Redator

Recentemente, boa parte das redações de jornalismo e até mesmo agências publicitárias precisaram reduzir os tamanhos de suas equipes para se adaptarem às transformações do mercado.

Com isso, o trabalho do redator passou a ser tratado cada vez mais um dos tipos de trabalho autônomo. O escritor pode atender diferentes clientes e até mesmo vender textos autorais para outras empresas.

Designer

Criatividade, disposição mental e habilidade com os softwares de edição são os requisitos essenciais para um designer de sucesso.

Sendo assim, é um trabalho que não exige a presença do profissional em um lugar específico para exercer a função. Aliado à função de redator, é um dos principais tipos de trabalho autônomo na área de Marketing.

Publicitário

Quando se pensa em um publicitário, automaticamente se imagina uma pessoa em uma agência repleta de funcionários. Mas a verdade é o publicitário também pode se tornar um profissional autônomo.

Atendendo clientes em casa, trabalhando em diferentes agências ou até mesmo oferecendo consultorias, o especializado em Publicidade pode tornar uma carreira mais flexível e independente.

Copywriter

Assim como o redator, o copywriter pode transformar esta função em um trabalho autônomo.

Com este tipo de independência, o copywriter pode atender clientes e assumir projetos que tenham mais afinidade com seu estilo criativo. Ou seja, algo que é sempre ideal para tornar a jornada de trabalho mais agradável e inspiradora.

Social Media

Especializado em redes sociais, o Social Media pode trabalhar remotamente desde que possua um computador e esteja sempre antenado nas últimas tendências da internet.

O trabalho de Social Media varia entre o planejamento e produção de conteúdo, para até monitoramento de comentários e pesquisa de tendências entre o público.

Saúde e Bem Estar

tipos-de-trabalho-autonomo-saude
Conheça algumas funções ligadas ao bem-estar que podem te tornar o seu próprio chefe.

O trabalho autônomo na área da saúde não é muito conhecido pelo público com esta nomenclatura, mas ele é mais comum do que você imagina.

Médico

Sim, um médico pode ser um trabalhador autônomo! Quando você vai ao consultório de um médico especialista, por exemplo, é muito provável que ele seja o dono do próprio negócio.

Os médicos nem sempre precisam trabalhar em hospitais ou conjuntos de consultórios. Além disso, podem oferecer atendimento a domicílio e até mesmo em grandes empresas.

Nutricionista

O nutricionista é sempre o médico procurado por quem está em busca de perder uns quilinhos ou simplesmente adotar uma alimentação mais saudável.

A grande verdade é que boa parte dos nutricionistas trabalham de forma autônoma, já que não é comum encontrar este tipo de atendimento em hospitais, e sim, em consultórios particulares.

Fisioterapeuta

Assim como o nutricionista, o fisioterapeuta é um especialista que costuma atender em consultórios particulares. Ou seja, majoritariamente, são comandados pelo próprio profissional.

Além disso, o fisioterapeuta também pode dar aulas de pilates, sessões de RPG e outras atividades que oferecem melhoria ao estilo de vida do paciente.

Técnico em Enfermagem

Para quem não está envolvido no mercado da saúde, é comum pensar que técnicos de enfermagem só podem atuar em hospitais, auxiliando médicos e cuidando de pacientes.

Entretanto, a verdade é que eles podem exercer funções completamente autônomas. Por exemplo, como oferecer atendimento a domicílio, principalmente para pacientes que requerem cuidados especiais.

Massoterapeuta

Tanto para fins estéticos quantos médicos, o massoterapeuta é o profissional indicado para quem está em busca de relaxamento por completo.

É comum ver massoterapeutas autônomos atendendo em casa, em consultórios ou até mesmo na rua e em espaços públicos. Existem diversas empresas que contratam massoterapeutas para proporcionar um momento de descanso aos funcionários.

Maquiadora

Especialista em embelezar a vida de alguém para um momento especial, a função de maquiador é um dos principais tipos de trabalho autônomo no ramo da beleza.

O profissional independente pode atender em diferentes salões ou até mesmo em domicílios. Ele também pode oferecer seus serviços durante um evento, como um casamento, por exemplo.

Manicure/Pedicure

Geralmente, a clientela encontra as manicures e pedicures nos grandes salões de beleza. Mas boa parte das profissionais desta área trabalham independentemente.

Além de atenderem na casa do cliente, é possível que elas não sejam diretamente contratadas pelo salão em que trabalho, oferecendo os serviços apenas em horários que são acordados entre o estabelecimento e a profissional.

Vendas

tipos-de-trabalho-autonomo-vendas
Descubra como se tornar um vendedor autônomo.

Os vendedores nem sempre precisam trabalhar em lojas para seguir a carreira. Como diversas outras áreas, existem tipos de trabalho autônomo para quem é especializado em vendas.

Descubra 2 funções desta modalidade que podem flexibilizar a carreira de quem é apaixonado por este ramo. 

Corretor de Imóveis

Para se tornar autônomo, é necessário que o corretor de imóveis se planeje para se destacar no mercado e lucrar mais do que conseguiria em uma corretora.

Sendo assim, é um dos tipos de trabalho autônomo que tornam o relacionamento com o cliente um ponto essencial para o sucesso do profissional.

Franqueado

Para quem sempre pensou em abrir em um empreendimento, mas nunca teve uma ideia própria, se tornar um franqueado é uma ótima solução.

Desta forma, o trabalhador pode cuidar do seu próprio negócio enquanto segue alguns padrões estabelecidos pela franquia.

Revendedor de importados

Nem todo mundo tem a oportunidade de viajar o mundo e comprar produtos diferentes de cada país. O revendedor de importados assume o papel de trazer esta diversidade para a clientela do país.

A maioria das pessoas sabe que é possível comprar produtos internacionais pela internet, mas o revendedor acaba passando mais confiança e credibilidade ao cliente. Sendo assim, a profissão exige uma excelente comunicação com o público, baseada em transparência.

Vendedor online de customizados 

Muitas vezes, surge a vontade de presentear uma pessoa querida com algo completamente único, que reflita esta conexão especial.

Com isso, a venda online de produtos customizados se tornou extremamente popular! O serviço dá a oportunidade do cliente dar um toque personalizado ao produto, tornando-o exclusivo.

Comunicação

tipos-de-trabalho-autonomo-comunicacao-1
Entenda quais são as principais profissões para os especializados em comunicação que desejam trabalhar remotamente.

Entre todas as áreas, a comunicação é mais popular ao público como trabalho remoto. Sendo assim, existem diversas funções na área que um profissional pode exercer de forma independente.

Tradutor

O domínio de uma língua estrangeira pode abrir muitas portas na carreira de um profissional, entretanto, essa habilidade também pode se transformar em uma profissão.

É o caso dos tradutores, eles podem tanto trabalhar em grandes empresas, como funcionários, ou podem seguir a carreira de forma independente, atendendo os próprios clientes onde e quando quiser. 

Intérprete

Assim como o tradutor, o intérprete também pode usar uma língua estrangeira para construir um empreendimento de sucesso.

Diferente do tradutor, o intérprete costuma trabalhar em eventos, traduzindo falas de palestrantes em tempo real.

Fotógrafo

Além de arte, a fotografia é uma das grandes profissões da área de comunicação. Seja em eventos, coberturas jornalísticas ou editoriais, o fotógrafo é essencial para transformar a mensagem escrita em imagem.

O fotógrafo pode trabalhar remotamente, realizando coberturas em diferentes locais ou até atendendo em um estúdio próprio.

Influenciador

As redes sociais criaram um novo tipo de famoso: o influenciador. Por meio do Instagram, Youtube e outras redes, uma pessoa pode compartilhar conteúdo que influenciam milhares de pessoas.

Com isso, as marcas passaram a procurar os influenciadores para divulgar seus produtos a públicos mais reduzidos e específicos.

Obras

tipos-de-trabalho-autonomo-obras
Conheça algumas profissões em que esta teoria se torna prática.

As grandes cidades não param de crescer, enquanto as pequenas estão em busca de se tornarem maiores. Sendo assim, as construções estão sempre ativas e movimentando o mercado de trabalho.

Parece difícil imaginar, mas as obras podem se classificar como um dos tipos de trabalho autônomo.

Engenheiro Civil

Eles são conhecidos por trabalhar em grandes escritórios, mas os engenheiros civis também podem vender seus serviços de forma autônoma.

Para alcançar o sucesso de forma independente, é preciso que o engenheiro absorva a função de atendimento e se relacione com o cliente e outros profissionais da área.

Arquiteto

Assim como o engenheiro civil, o arquiteto também pode oferecer seus projetos para terceiros, sem depender de nenhuma empresa.

Divulgar os serviços nas redes sociais, de forma descontraída, é uma boa maneira de ofertar as habilidades do arquiteto para o público.

Designer de Interiores

Para quem está precisando de uma mãozinha para decorar um lar, não há nada melhor do que um designer de interiores!

Ele é responsável por criar projetos de decoração para o interior da casa, de forma que o lugar tenha uma pitada a mais de estilo e personalidade.

Mestre de Obras

O mestre de obras é o profissional fundamental para que uma construção seja realizada da melhor forma possível.

Este profissional pode vender seus serviços de forma independente para construtoras ou até mesmo pessoas comuns que estão em busca de realizar reformas.

Reparador de Móveis

Trocar os móveis da casa não é barato, mas o reparador de móveis pode ajudar o cliente a tornar essa decoração mais barata e mais sustentável.

A função dele é realizar a manutenção de móveis antigos ou que necessitam de reparos. Desta forma, garantem uma durabilidade maior da peça e até mesmo uma mudança no visual do objeto.

Pintor

Um dos principais passos para renovar uma casa, é trazer um pouco mais de cor! O pintor é o profissional responsável por mudar a decoração de um lar por meio das cores nas paredes.

Além de pintar paredes lisas, o pintor também pode oferecer pinturas mais complexas, com desenhos e grafites que expressem a personalidade do cliente.

Alimentação

tipos-de-trabalho-autonomo-alimentacao
Veja como esta área oferece trabalhos autônomos para todos.

Aproveitar por uma boa refeição é praticamente um momento de lazer para o brasileiro. Com isso, a alimentação se tornou um negócio grande e lucrativo para os empreendedores.

Entretanto, não preciso fazer parte de um grande restaurante ou franquia para profissionalizar a paixão pela cozinha.

Gastrônomo

O gastrônomo é o grande especialista na ciência da combinação dos alimentos. Ele monta cardápios e cria receitas que reflitam o espírito de um restaurante ou até mesmo de um evento.

É um dos tipos de trabalho autônomo que pode funcionar como consultoria para outros profissionais e estabelecimentos.

Confeiteiro

Um docinho é essencial para deixar o dia um pouco mais feliz, sendo assim, a função de confeiteiro é uma das mais conhecidas no ramo da alimentação.

Como autônomo, o confeiteiro pode vender seus quitutes e receitas para eventos e restaurantes. Além, claro, de desenvolver conteúdos que podem ser divulgados e até vendidos na internet.

Enólogo

O enólogo é conhecido como um estudioso dos vinhos, ou seja, é o expert no assunto! É o profissional que entende o papel de cada um dos ingredientes e as principais diferenças entre os processos de produção.

Com esta especialização, o trabalhador pode fazer parte da elaboração de vinhos e, assim, desenvolver seus próprios produtos para venda.

Cozinheiro a domicílio

Algumas datas especiais pedem um jantar especial, mas nem todo mundo sabe cozinhar bem o suficiente para servir as pessoas amadas.

São nestas ocasiões que o cozinheiro a domicílio se torna necessário! Ele traz uma refeição digna de restaurante 5 estrelas para o conforto do lar do cliente.

Cuidados

tipos-de-trabalho-autonomo-cuidados
Veja se você pode se encaixar na área de cuidados trabalhando como autônomo.

Há sempre alguém precisando de uma mão amiga e, por outro lado, existem pessoas que nasceram com o dom de cuidar e auxiliar.

Neste ramo, existem diferentes funções que oferecem a chance de um profissional se tornar independente e no controle de sua própria carreira.

Babá

Os filhos são verdadeiros presentes para os pais, mas nem sempre é fácil cuidar dos pequenos.

Seja para os pais que precisam sair para trabalhar ou para aqueles que precisam de uma ajuda na criação dos filhos, a babá é a profissional que está pronta para ajudar as famílias quando o assunto é criança.

Cuidador de Idosos

Na melhor idade, algumas pessoas acabam ficando mais debilitadas, tornando tarefas simples do dia a dia complicadas.

Para tornar a rotina dos idosos mais confortável e segura, existem os cuidadores. São pessoas com conhecimentos em enfermagem e que sabem o que é o mais indicado para idoso, de acordo com suas necessidades.

Pet sitter

Os pets são considerados como membros da família para seus donos, sendo assim, o melhor dos cuidados é sempre buscado para os mascotes da família.

Com isso, a função de pet-sitter vem se tornando cada vez mais popular. O profissional pode atender a domicílio ou abrir uma “creche para pets”, em que oferece recreação e cuidado aos cães e gatos.

Ensino

tipos-de-trabalho-autonomo-ensino
Entenda como é possível transformar a capacidade de ensinar em um dos vários tipos de trabalho autônomo.

Aprender nunca é demais! Sendo assim, a área da educação está sempre crescendo e se flexibilizando, especialmente com as novas tendências da internet.

Professor Auxiliar

Oferecendo aulas particulares ou auxiliando professores que possuem classes grandes demais, o educador auxiliar tem a função de garantir que todos alunos estejam acompanhando os ensinamentos dados em aula.

É um dos tipos de trabalho autônomo em que o profissional pode vender seu serviço temporariamente para diferentes escolas ou atender a domicílio.

Professor Pré-ENEM

O ENEM é o pesadelo dos jovens que estão transitando entre o ensino médio e o ensino superior, sendo assim, toda ajuda é bem-vinda.

Especializado no Pré-ENEM, este profissional da educação pode oferecer aulas particulares e presenciais, ou pode vender seu conteúdo de ensino virtualmente, como um curso virtual.

Treinador de Carreira

Tanto para quem ainda não sabe qual carreira seguir ou para quem busca conselhos para alcançar o sucesso profissional, o treinador de carreira é um guia essencial nesta jornada.

O profissional pode oferecer aulas e consultorias de forma presencial ou até mesmo à distância, adaptando os conselhos às necessidades do cliente.

Professor de Música

A música tem o poder de traduzir sentimentos, sendo assim, aprender e entender as teorias por trás da melodia é algo que encanta muitos.

O professor de música pode se especializar no ensinamento de um ou vários instrumentos, dando aulas práticas e teóricas em grandes escolas ou aulas particulares.

Transporte

tipos-de-trabalho-autonomo-transporte.jpg
Existem diferentes possibilidades dentro dessa área que podem te tornar independente profissionalmente.

Após o boom dos aplicativos de transporte, este tipo de mercado só parece crescer e abrir mais e mais oportunidades para motoristas que buscam um trabalho autônomo.

Motorista Uber

O Uber se tornou o aplicativo de transporte mais famoso entre os usuários de smartphones. A empresa aceita motoristas autônomos e os remunera com parte do dinheiro arrecadado nas viagens.

Por meio das avaliações no aplicativo, o profissional consegue observar quais pontos deve melhorar para ter uma melhor pontuação e relação com os clientes.

Motorista Blablacar

Parecido com o Uber, o Blablacar também é um aplicativo popular para quem está em busca de um serviço de transporte.

O aplicativo conecta o usuário ao motorista mais próximo que está indo para uma localidade próximo e se apresenta disposto a compartilhar um espaço no veículo para carona.

Taxista

Com a chegada do Uber, os taxistas se sentiram ameaçados e até mesmo entraram em conflito com os novos motoristas.

Entretanto, os profissionais perceberam que existe espaço para ambos no mercado. Diferente do Uber, o taxista precisa pagar algumas taxas para regularizar o serviço oferecido.

Entregador iFood

Assim como os aplicativos de transporte, também houve um grande crescimento nos programas de entrega de comida.

Um dos aplicativos mais conhecidos é o iFood, que apresenta diversas opções de restaurantes próximos ao usuário. As refeições são entregues ao cliente por um motorista e ele recebe pelo serviço, podendo trabalhar de forma autônoma.

Esporte e Lazer

 tipos-de-trabalho-autonomo-lazer.jpg
Você pode aliar seus dons e hobbies com o trabalho!

O esporte o lazer são pontos essenciais para garantir uma qualidade de vida. E essa é uma preocupação cada vez mais latente entre os brasileiros.

Com isso, a área esportiva tem se adaptado e evoluído com a tecnologia. Em consequência, novas áreas aparecem nesse mercado — principalmente dentro dos tipos de trabalho autônomo.

Principalmente dentro dos tipos de trabalho autônomo.

E-Sporter

Por meio dos video games, os esportes eletrônicos se tornaram cada vez mais populares, até se transformarem em profissão!

O jogo se tornou uma modalidade de competição profissional, como qualquer esporte. Os jogadores competem para ganhar prêmios em dinheiro e muito prestígio.

Guia Turístico

Não é fácil se aventurar em outros lugares e país sem ajuda, não é? É neste momento que entra o guia turístico, sempre pronto para mostrar as melhores rotas e pontos imperdíveis para visitar.

O guia pode tanto oferecer auxílio ao viajante durante a viagem, quanto construir roteiros personalizados aos aventureiros de plantão. 

Stand Up

Você sabia que ser engraçado também pode se tornar uma profissão? Comediantes costumam fazer shows para o público, cobrando pelo ingresso.

Dessa forma, o comediante pode levar seu show para diferentes locais, independentemente. Além disso, ele pode divulgar seu próprio conteúdo nas redes sociais, onde o público está sempre em busca de risadas.

Organizador de Festas

Só quem já tentou organizar uma festa sabe o quão trabalhoso isso pode ser! Além de exigir muito tempo e dedicação do anfitrião, é claro.

Para isso, existe um profissional especializado neste tipo de planejamento: o organizador de festa! Ele está sempre pronto para garantir que a diversão ocorra como o cliente sempre sonhou.

DJ

Uma festa não é nada sem música! Sendo assim, o DJ está presente em boa parte dos eventos de celebração do momento.

O profissional pode abrir a sua própria empresa. Com os equipamentos adequados, pode atender diferentes eventos, distribuindo música para quem está em busca de diversão.

Informatica

tipos-de-trabalho-autonomo-informatica.jpg
Veja os diferentes setores dentro da área da informática que você pode trabalhar como autônomo.

A tecnologia para computadores e a internet estão sempre em desenvolvimento, trazendo novas tendências ao mercado com muita frequência.

Com isso, as profissões dentro desta área estão em constante transformação e abrem espaço para novos empreendedores.

Web Designer

O web designer tem uma função um pouco diferente do designer. Além de entender sobre os programas de edição, ele também precisa saber o essencial sobre programação.

O profissional faz parte da construção do site. Sendo assim, pode oferecer seus serviços para diferentes empresas e marcas que estão em busca de abrir ou aperfeiçoar um portal.

Suporte de TI

Os aparelhos eletrônicos se tornaram amigos inseparáveis dos brasileiros. Com isso, é indispensável a presença de profissionais especializados no funcionamento destes dispositivos.

Para tornar a profissão remota, os especialistas em TI podem oferecer serviços de conserto e manutenção. Ou, até mesmo vender peças para complementar determinados aparelhos.

Desenvolvedor de Software

Por trás de um software, há uma série de códigos e ferramentas que foi idealizada por um desenvolvedor.

Além de criar os programas para computador, o desenvolvedor também realiza a manutenção e melhorias do software.

Conclusão

Se você imaginava que os tipos de trabalho autônomo se reduziam apenas a determinadas áreas, pôde perceber que basta um pouco de criatividade para se tornar um profissional independente de sucesso.

Além disso, você pode investir em microfranquias para aumentar seu patrimônio e investir em seu próprio negócio cada vez mais.

A Acqio é a maior rede de franquias de maquininhas de cartão do mundo, atendendo milhares de clientes em todo o país.

É um empreendimento para quem tem pouco dinheiro para investir, mas uma grande visão de crescimento.

Agora que você já conheceu todos esses tipos de trabalho autônomo, qual será o seu próximo passo para se tornar o seu próprio chefe? Conte sua experiência nos comentários!

Você também pode gostar de nossos outros artigos:

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a mais de 12 mil pessoas