Negócios

Tipos de Uber: quais são e como funcionam os diferentes tipos de Uber disponíveis no Brasil

Equipe
Escrito por Equipe
Tipos de Uber: quais são e como funcionam os diferentes tipos de Uber disponíveis no Brasil
Junte-se a mais de 12 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Há vários tipos de Uber disponíveis para ganhar dinheiro ou usar seus serviços. Porém, com tantas opções, muitas pessoas acabam ficando confusas sobre o que é e como funcionam cada um. Explicaremos cada um!

No passado, surgiu a Uber com seu aplicativo de transporte. Com o tempo, ela foi investindo em ter diferentes tipos de Uber.

Foram desde diferentes categorias de carona até serviços diferentes, como entrega de comida e objetos.

Nos próximos bimestres, a Uber deve lançar no Brasil novos serviços. São eles o Uber Confort, o Uber Pet e o famoso Uber Works. Assim, o rol de tipos de Uber continuará aumentando.

Enquanto ainda não se recebe mais detalhes sobre cada um deles, trazemos a explicação dos tipos de Uber disponíveis.

Conheça todos os tipos de Uber já lançados no Brasil!

Para qualquer dúvida que você tiver, há a sessão de comentários.

Tenha uma boa leitura. 🙂

Hoje você lerá sobre:

Tipos de Uber: por que existem diferentes categorias

O que significa cada categoria do Uber?

A criação de tantos tipos de Uber possui diversas motivações. Cada uma das categorias de serviço terá uma razão estratégica por trás feita pela empresa.

Esses tipos serão formas diferentes do mesmo serviço oferecido ou serviços quase totalmente diferentes. O que tem por trás, no entanto, é sempre a mesma coisa.

A Uber liga pessoas que precisam de um serviço a outras pessoas que oferecem esse serviço. Começou com apenas o transporte via carro, mas logo expandiu para entrega de objetos e de comida.

O aplicativo também se prepara para oferecer carona de helicóptero, como parte de serviços de transporte urbano. No passado, ainda nessa categoria, chegou a testar carros sem motorista.

Os trabalhadores temporários de qualquer área também poderão se servir da Uber no futuro. Através da Uber Works, candidatos, agências e contratadores estarão interligados em oportunidades.

Dentro desses serviços, há as variações. Quem estiver disposto a pagar mais, pode receber um serviço diferenciado, como mais segurança ou mais conforto.

Uber X

Uber X é a categoria mais popular do aplicativo de transporte. O valor, entre as categorias, é o mais baixo. Em contrapartida, é a categoria que oferece carros mais antigos e de menor conforto.

O motorista do Uber X precisa oferecer um carro que seja de, no mínimo, 2008. Esse carro precisa ter quatro portas, ar-condicionado, estar em bom estado e sem adesivos ou sinistros.

São viagens particulares para desde 1 a 4 pessoas e, como os outros serviços de transporte, está sujeito à tarifa dinâmica. Essa tarifa é um valor colocado a mais na corrida conforme a demanda em cada região.

Até há pouco tempo, o valor pago para o motorista era multiplicado pela tarifa. Porém, no ano passado isso começou a mudar e a Uber começou a implantar a tarifa fixa.

Em todos os tipos de Uber, a tarifa dinâmica funciona conforme explicamos neste artigo que compara os modelos de funcionamento.

Uber Select

O Uber Select já é um serviço um pouco diferenciado em comparação ao Uber X. Entre as três categorias principais dos tipos de Uber de transporte, é o meio-termo do conforto.

Como o Uber X, precisa ter ar condicionado, 4 portas, estar em bom estado e sem adesivos. Também oferece viagens para até 4 pessoas e está sujeito à tarifa dinâmica.

O carro do Uber Select pode ter no máximo 7 anos. Ou seja, se for de 2011 ou anterior, já não está valendo mais para a categoria.

Não para por aí. Os modelos que podem participar da categoria, assim como as cores, são limitados. A lista é atualizada frequentemente e disponibilizada pela Uber.

O Uber Select custa um pouco mais caro ao passageiro do que o Uber X, mas ainda não é Black. Muitas vezes, conforme a dinâmica e a viagem, chega a cobrar um ou dois reais a mais que o X.

A categoria deixará de existir no dia 25 de novembro deste ano (2019), conforme o site da empresa.

Uber Juntos

O Uber Juntos chegou no ano passado e é como se chama no Brasil o tipo de Uber “Pool Express”. Entre os tipos de Uber de transporte de passageiros, é o que objetivamente falando é o mais econômico.

Porém, ele tem uma particularidade. Ao chamar o Uber Juntos, você pode reservar lugar para até duas pessoas e dividir a carona com outros passageiros.

Ele pegará você em um ponto próximo e traçará a viagem para que seja a mais curta o possível. O caminho, dessa forma, será feito com diversas paradas.

O Uber Juntos acaba sendo o que possui menor conforto, pois você deve compartilhar espaço com pessoas desconhecidas.

Se você estiver com bagagem ou saindo do mercado, também pode ser uma má ideia.

Em compensação, se você for daquelas pessoas que gosta de conhecer gente nova e de conversar, ótimo. É a sua oportunidade de ter uma companhia em viagem e pagar menos pela carona.

Os requisitos do carro são os mesmos do Uber X.

Uber Black

Carros com no máximo 7 anos, 4 portas, 5 lugares e Ar Condicionado. Esses já eram os critérios do Uber Select, certo? Bem, o Uber Black já dá um passo maior na direção do conforto e do luxo.

Se você for passageiro, pagará a mais por esse serviço, porém, receberá algumas vantagens. Só para você ter uma ideia, o carro do Uber Black deve oferecer bancos de couro.

Em adição, são carros apenas da cor PRETA e que sejam SEDAN e SUV. A lista completa de modelos que esperam por você pode ser encontrada ao clicar aqui.

Se você for motorista, não há possibilidade de entrar nesse serviço ficando de fora da lista de modelos. A ideia do Uber Black é oferecer uma experiência de alto nível, por isso tanta exigência.

A Uber Black não pode ser encontrada em qualquer lugar. No Brasil, esse serviço só está disponível nas seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Curitiba.

UberX Vip

Esse é um dos tipos de Uber que, na verdade, é uma cortesia que a empresa fornece aos seus passageiros. Porém, não são todos que são elegíveis para usar o UberX Vip. Há alguns requisitos que são verificados mês a mês antes de habilitar o UberX Vip.

Se você pede Uber ou Uber Eats com frequência e possui uma alta avaliação como passageiro, você tem essa cortesia. Aos passageiros com nota mínima 4,6, a Uber automaticamente transforma seu Uber X em UberX Vip.

Dessa forma, quando você for pedir por um Uber X, você terá acesso aos motoristas de maior avaliação na plataforma. Ah, e não há nenhum custo a mais para utilizar o Uber X.

De forma geral, a regra é que você tenha atingido uma quantidade de 20 viagens ou pedidos no Uber Eats. Porém, diversas cidades podem pedir quantidades diferentes de pedidos, assim como outras avaliações como passageiro.

As cidades que possuem o serviço UberX Vip são:

  • Aracaju;
  • Natal;
  • Belém;
  • Fortaleza;
  • Porto Velho;
  • Recife;
  • São Luís;
  • Teresina;
  • Belo Horizonte;
  • Brasília;
  • Campinas;
  • Caxias do Sul;
  • Curitiba;
  • Florianópolis;
  • Joinville;
  • Juiz de Fora;
  • Londrina;
  • Montes Claros;
  • Piracicaba;
  • Porto Alegre;
  • Ribeirão Preto;
  • São José dos Campos;
  • São José do Rio Preto;
  • São Paulo;
  • Santos;
  • Sorocaba;
  • Uberlândia;
  • Vitória;
  • Campo Grande;
  • Cuiabá e Goiânia;
  • João Pessoa;
  • Maceió;
  • Salvador;
  • Manaus;
  • Rio de Janeiro.

Uber Bag

De antemão, já avisamos que o Uber Bag é um serviço que só está disponível para duas cidades. Ou seja, apenas quem estiver por São Paulo ou Brasília podem contar com essa categoria de serviço.

Se você estiver nessas cidades, se prepare para pagar ou receber mais quando essa categoria for selecionada. A Uber Bag é um serviço adicional que as categorias originais Uber X e Uber Black podem oferecer.

Carros com porta-malas mais espaçosos podem receber a mais por levar passageiros que tenham muitas bagagens. O tempo e a distância para chegar no passageiro e no destino continuam os mesmos, mas a taxa sobe.

Ao ser Uber Bag, a taxa Uber fica 25% mais cara. E para entrar no serviço, é só você ter cadastrado um veículo que seja aceito nessa categoria. Então, em 7 dias, já poderá começar a levar passageiros com cargas maiores.

Você pode conferir os veículos que podem ser Uber Bag no site da empresa.

Uber Eats

A Uber Eats é o serviço de entrega de comida que a Uber oferece. Diferente dos outros tipos de Uber, você não precisa ter um carro para oferecer esse serviço.

Basta ter uma moto ou uma bicicleta e fazer seu cadastro conforme o veículo de que você dispor.

Esse aplicativo está cada vez mais se misturando com o do Uber de transporte no aplicativo de parceiros Uber. Você pode conferir os dois serviços no mesmo aplicativo se você for motorista Uber.

É possível fazer pedidos do Uber Eats através do aplicativo e do site. Os entregadores recebem pela viagem e por tempo de espera.

Também são avaliados pelos clientes que fizeram o pedido e pelos restaurantes que solicitaram a entrega.

Conheça os diversos tipos de Uber disponíveis no Brasil

O que temos e o que está por vir!

Os diversos tipos de Uber presentes no Brasil só abraçam dois serviços. Se trata do transporte de comida e de passageiros por via terrestre.

Esses serviços ficam divididos em diferentes categorias conforme qualidade e conforto. Enquanto isso, em outros países, outros tipos de Uber oferecem serviços mais diferenciados.

Os tipos de Uber com transporte via piloto automático ou aéreo ainda não têm data para chegar por aqui. Em compensação, as chances são de que logo, logo tenhamos a presença do Uber Works.

Alguns outros tipos de Uber já estão sendo implementados. Entre eles, está o Uber Confort, que inclui adicionais como o motorista de cara saber que o passageiro quer silêncio.

Em breve também pode chegar o Uber Pet, para quem quer levar seu animal de estimação dentro do transporte.

Entenda as principais diferenças entre os tipos de Uber

Para que tantos tipos de Uber?
Para que tantos tipos de Uber?

A diferença dos tipos de Uber vão desde o nível da qualidade e do conforto do serviço a diferentes negócios.

Por exemplo, do Uber X ao Uber Lux (categoria ainda não presente no Brasil), o preço determina o carro. Um é mais o mais popular, o outro é o mais luxuoso.

Outros tipos de Uber oferecem serviços um pouco diferentes. É o caso do Uber Eats que, de fato, ainda é sobre transporte, mas sobre transporte de comida. Se trata de um aplicativo de delivery para restaurantes.

A Uber também oferece outros tipos que se aventuram em serviços totalmente diferentes. É o caso do Uber Works, que trará oportunidades de trabalho em qualquer área.

Isso é, desde que sejam trabalhos temporários.

Quais os tipos de Uber possuem os melhores ganhos

Quais os tipos de Uber mais lucrativos?
Quais os tipos de Uber mais lucrativos?

Entre os tipos de Uber que oferecem os melhores ganhos, são aqueles que custam mais caro aos clientes. No caso, se você quiser ganhar bem mesmo, o melhor é você oferecer serviço de Uber Black Bag.

O Uber Black por si só já é o serviço mais caro entre os tipos de Uber presentes no Brasil. Portanto, se você adicionar os 20% a mais do Uber Bag, esse ganho fica ainda maior.

No entanto, é importante observar que, por ser o serviço mais caro, a demanda é menor. A melhor estratégia seria mesclar com Uber Select e Uber X.

Em contrapartida, pode ser pouco rentável sustentar um carro de luxo com os ganhos do Uber X. Se você não tem tanta prioridade em ser motorista de aplicativo e só quer um trabalho, considere outras opções.

Conclusão

Lucrando mais!

O diferentes tipos de Uber oferecem serviços que ajudam na vida urbana. Além de facilitar a vida de diversas pessoas, são boas fontes de renda extra ou paliativa entre empregos.

Infelizmente, conforme falamos no artigo sobre a tarifa dinâmica Uber, a empresa tem tomado medidas pouco rentáveis para parceiros.

O lucro com a plataforma tem diminuído bastante, principalmente porque a empresa, em si, tem tido problemas financeiros.

Sugerimos, se você estiver procurando uma fonte de renda, considerar outras opções. Empreender com microfranquias, por exemplo, é um modelo de negócio que tem crescido bastante.

Saiba mais!

Você também pode gostar de nossos outros artigos:

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a mais de 12 mil pessoas