Negócios

Uber Driver: Como Se Tornar Motorista e Dicas para Lucrar

Equipe
Escrito por Equipe
Uber Driver: Como Se Tornar Motorista e Dicas para Lucrar
Junte-se a mais de 12 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você está desempregado ou precisando de uma renda extra? Então saiba como se dar bem através do aplicativo Uber Driver. Este é o tutorial completo de como dirigir com a Uber e ganhar mais.

Há cinco anos, a Uber chegou no Brasil pela cidade do Rio de Janeiro. Desde então, motoristas começaram a expandir a sua renda através da oportunidade de trabalhar com o aplicativo Uber Driver.

Porém, muitos motoristas têm a sua renda bem diferente uns dos outros. Isso porque aplicam estratégias para ganhar mais e fazer seu tempo ser mais rentável.

Conheça o segredo de como ter sucesso com o aplicativo Uber Driver!

Qualquer dúvida que você tiver, pode deixar nos comentários.

Tenha uma boa leitura! 🙂

Hoje você lerá sobre:

Uber Driver: Descubra como Funciona o App para Motoristas

uber-driver-como-funciona
Veja o guia de uso do aplicativo.

Quando você baixa o aplicativo do Uber Driver, você deve realizar o seu cadastro na plataforma. Esse cadastro também poderá ser feito através do site da Uber.

Você fornecerá dados pessoais, fotos de documentos seus e do seu carro. Também é necessário ter CNPJ, que pode ser obtido ao se inscrever no MEI.

O Sebrae do seu estado e contadores podem ser consultados sobre abertura de MEI.

Após o seu cadastro ser aprovado, você deverá passar por um processo de inspeção do veículo. Essa é a parte final do seu cadastro.

Uma vez que você foi avaliado presencialmente e liberado para correr, começará a receber pedidos de corrida pelo aplicativo.

O aplicativo Uber Driver também possibilita acesso a entregas pelo Uber Eats.

Como Ser Uber Driver Passo a Passo

como-ser-uber-driver-passo-a-passo
Veja o passo a passo para se tornar um motorista da Uber.

Ser um parceiro Uber Driver é bastante simples, mas exige que você passe por algumas etapas de avaliação. O seu cadastro é dividido em três partes.

Primeiro, você deve fazer o seu pré-cadastro no aplicativo Uber Driver. Não esqueça de que há mais de um aplicativo da Uber e você deve ficar atento para não confundi-los.

Depois, seus dados e sua documentação serão avaliados. Você deve conseguir preencher os requisitos que informaremos logo abaixo.

Há diferentes categorias de Uber Driver em que você pode entrar. As com maiores exigências, pagam mais. Para conhecimentos específicos de cada tipo de Uber, clique aqui.

Uma vez que seu cadastro seja aprovado, você receberá instruções e avaliação presencialmente. Seu veículo também será inspecionado, para garantir que ele está sem avarias e sinistros.

Depois, você já está habilitado para se tornar Uber Driver.

O que é Preciso para ser Uber Driver

Os requisitos para ser Uber Driver variam conforme a categoria. Atualmente, há três categorias principais. Você pode ser Uber X, Uber Select ou Uber Black. Cada um paga de forma diferente e tem exigências diferentes.

Porém, a categoria Uber Select, a intermediária entre a Uber X e a Uber Black, deve chegar ao fim. A Uber anunciou o encerramento dessa categoria para novembro de 2019.

Portanto, vamos trazer apenas as exigências gerais e para as categorias X e Black:

Para ser motorista Uber, você precisa:

  • Não possuir antecedentes criminais;
  • Ser maior de 21 anos;
  • Ser aprovado em um teste psicológico;
  • Não possuir nenhum processo em aberto na justiça;
  • Ter um dos veículos permitidos pela Uber, seja próprio ou alugado;
  • Possuir seguro para o veículo;
  • Ter CNH com EAR (Exerce Atividade Remunerada);
  • Ter um smartphone, para instalação do aplicativo.

Para entrar na categoria Uber X, seu carro precisa:

  • Ano mínimo ser de 2008;
  • Ter quatro portas;
  • Possuir GPS;
  • Oferecer ar condicionado;
  • Estar em bom estado, sem adesivos ou sinistros.

Para ganhar mais, sendo Uber Black, é necessário o carro:

  • Ser um modelo 2012 ou superior, e estar presente na lista de veículos permitidos (confira aqui);
  • Estar em ótimo estado;
  • Ter quatro portas;
  • Ter GPS;
  • Ter bancos de couro;
  • Comportar 5 ou mais passageiros;
  • Ser um veículo sedan ou SUV;
  • Ser da cor preta.

Como Fazer o Cadastro no Uber Driver

Para fazer o seu cadastro, você precisará baixar o aplicativo do Uber Driver através do seu smartphone. Também é possível fazer o cadastro através do site ao clicar neste link.

Você deverá fornecer seus dados e enviar fotos de documentos. Os documentos são a sua CNH, que deve ter EAR anotada nela (Exerce Atividade Remunerada) e documentos do veículo.

Se a sua CNH não tiver Exerce Atividade Remunerada, você deve procurar o Centro de Formação de Condutores mais próximo.

Essa foi a etapa do pré-cadastro. Agora, você passará por uma avaliação dos seus documentos. Depois, será orientado a ir presencialmente a um representante da Uber.

Seu veículo e você serão avaliados e você receberá instruções para ser um bom Uber Driver.

Agora, seu cadastro está completo e você pode começar a fazer corridas ou entregas, com a Uber Eats.

Como Baixar o App Uber Driver

O aplicativo Uber Driver pode ser baixado através das plataformas Play Store, do Android, ou App Store, da Apple. O nome completo do aplicativo é “Uber Driver – para motorista”.

O site da Play Store também informa ser possível baixar o aplicativo através dispositivos como o ChromeBook, o notebook Google. Porém, ele será baixado no seu celular.

O espaço disponível exigido pelo aplicativo é de 46M. Se você for tiver um celular Android, ele deve ser da versão Android 5.0 ou superior.

Para dispositivos da Apple, você precisará da versão iOS 10.0 ou posterior. Ele é compatível com iPhone, iPad e iPod touch.

Pode parecer contra intuitivo ter o aplicativo em um iPad, por ser grande demais. Porém, é um bom paliativo caso seu iPhone apresente algum defeito.

Como Aceitar Corridas como Uber Driver

Para você usar o aplicativo Uber Driver e começar a dirigir, você deve primeiro abrir o aplicativo. Logo que abri-lo, você estará offline. Nessas condições, você não poderá receber e aceitar corridas.

Para ficar online, você deve clicar na bolinha azul no lado direito da palavra “offline”. Assim, você ativa o aplicativo e pode começar a aceitar corridas.

Aparecerá no aplicativo opções de corrica com um círculo que possui uma linha azul em volta. Quando aparecer, você terá até 15 segundos para aceitar a corrida e ir buscar o passageiro.

Clique no círculo e você terá aceitado a corrida. Então, aparecerá uma tela onde haverá o botão “Ative a Navegação”, se o seu GPS estiver offline.

Ele será ligado e o aplicativo orientará a sua viagem até onde o passageiro aguarda por você.

Ao chegar no passageiro, você deve clicar em “Iniciar Viagem Uber”. A partir de então, o aplicativo se torna intuitivo.

Ele leva você até o destino, você deve clicar em “Concluir viagem” e seguir as instruções para receber o pagamento.

Dicas para Lucrar Mais como Uber Driver

uber-driver-dicas
Entenda como lucrar mais!

O Uber Driver não é uma boa opção de renda principal. Seus ganhos são muito poucos para você depender desse serviço e diminuiu ainda mais com as novas políticas da empresa.

A tarifa dinâmica, como mostraremos mais à frente, diminuirá para os motoristas. Sem diminuir o preço para os passageiros.

Porém, se você já possui um emprego estável ou um negócio bem encaminhado, é uma boa ideia tirar um extra. Só não conte com altos lucros, visto que você também arca com a manutenção do veículo.

Dito isso, aprenda como lucrar mais, mesmo com essas condições:

Tarifa Dinâmica: Entenda Como Funciona

A tarifa dinâmica, como tem funcionado, permite que o motorista multiplique os seus ganhos. Em áreas e momentos de maior demanda, o preço fica mais caro para o passageiro.

É o caso de dias de chuva, saídas de eventos ou na hora do rush. Final de expediente ou até mesmo o começo é ótimo para dirigir com Uber Driver. A tendência é que a tarifa dinâmica apareça elevada conforme a demanda.

Porém, no ano passado a Tarifa Dinâmica mudou nos Estados Unidos. Lá, agora o valor adicional é pré-fixado. Não há uma multiplicação nos ganhos, apenas em quanto o passageiro paga.

Confira mais sobre a nova tarifa dinâmica neste artigo.

Conheça a Rotina da Cidade onde Trabalha

Saber onde as pessoas estão é a chave para aproveitar a maior demanda, ainda mais se quiser a tarifa dinâmica. Para isso, você deve estudar bem a rotina da sua cidade.

Nem todos os bairros provém trabalhadores que pagarão por Uber diariamente, por exemplo. Bairros de classe média, principalmente em dias de chuva, podem ser uma boa opção.

Os bairros boêmios da cidade, na madrugada, costumavam ser o paraíso dos taxistas. Agora, como Uber Driver, você pode lucrar bastante com saída de bares e casas de festas.

Fique atento a eventos como shows e onde eles costumam aparecer. Não esqueça, mais gente pedindo, maior o valor pela tarifa dinâmica.

Cuidado com Multas

Quanto mais rápido você entregar seu passageiro, mais rápido pode fazer outra viagem certo? Normal querer atalhos e acelerar um pouco. O passageiro também fica feliz em chegar mais rápido no destino.

Porém, fique atento a infrações de trânsito. Não abuse da velocidade ou multas vão roubar todos os seus ganhos. Algumas más condutas podem custar até mesmo seu cadastro na plataforma.

Dirija com segurança e observe as leis de trânsito da sua cidade. Também evitará que você recebe avaliações negativas do passageiro, que pode acarretar menos ganhos ou saída do aplicativo.

Calcule os Custos de Manutenção e Gasolina

Não adianta você ganhar ao máximo com a tarifa dinâmica se gastar tudo com combustível e manutenção do carro, certo?

Se o seu veículo consumir muito ou apresentar defeitos com regularidade, é bom reconsiderar a fonte de renda. Há outras formas de você investir e lucrar que não desgastarão tanto as suas contas e do seu possante.

Algumas táticas que podem ajudar a gastar menos é trocar o combustível por gás natural. Não é só mais ecológico como gasta bem menos do que gasolina.

Qualquer melhoria que fizer no carro, também servirá para a sua vida pessoal se o carro for de seu uso.

Quanto dá para Ganhar como Uber Driver?

A promessa dos representantes da Uber é de que você possa ganhar até R$ 5 mil por mês. Porém, você deve trabalhar 8 horas de segunda a sexta, mais umas 4 aos sábado. Se você errar na estratégia, recebe menos.

A competição tem se tornado maior e não ter passageiros o suficiente pode ser uma realidade em breve. Também há as mudanças nos ganhos da tarifa dinâmica, como dissemos acima, então o valor mensal deve diminuir.

Esses ganhos ainda não são o seu lucro. Você deve reduzir os valores de manutenção e de combustível.

Procurando uma Alternativa Mais Lucrativa? Conheça as Microfranquias

uber-driver-lucre-mais
Você pode lucrar mais ainda sendo um microfranqueado Acqio!

Sabe qual é o maior problema de ser Uber Driver? É que não é um negócio de verdade, mesmo que você tenha CNPJ. Você pode se matar dirigindo, mas no mês seguinte, deve começar tudo de novo para ganhar no máximo R$ 5 mil.

Não é uma oportunidade rentável, que dará qualquer oportunidade de controle de lucro. Você não pode aumentá-lo mais do que o tempo que você tem disponível.

Agora, se você investir em uma microfranquia, você se torna dono do próprio negócio e pode lucrar de verdade.

Não sabe o que é uma microfranquia? Clique aqui!

Baixo Investimento e Retorno Rápido: Conheça a Acqio

Se você quiser uma opção de baixo investimento, você pode contar com a microfranquia Acqio. Essa é uma empresa de maquininhas de cartão de crédito e de débito.

Ao investir nessa empresa, você terá um custo inicial aproximado de R$ 6 mil. Ele poderá ser parcelado em até 12x. Antes disso, no entanto, você recupera o investimento.

O lucro vem de duas formas. Quando você vende a maquininha e quando seu cliente usa a maquininha. Até 0,9% de todas as transações feitas na maquininha vão para você.

São lucros que você recebe constantemente, sem vender a mais.

Conclusão

dirigir-uber-conclusao
Considere outras opções.

O Uber Driver é uma boa oportunidade de tirar uma renda extra. Ainda mais se você gostar bastante de dirigir.

Porém, não conte com o Uber Driver para pagar as suas contas. Os ganhos são muito inconstantes e você se desgasta bastante. E se a Uber decidir, a qualquer momento você recebe menos.

Invista em uma microfranquia. Conheça a Acqio!

Você também pode gostar de nossos outros artigos:

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a mais de 12 mil pessoas