Negócios

Tudo Sobre Uber Works: O Que É e Como Funciona

Equipe
Escrito por Equipe
Tudo Sobre Uber Works: O Que É e Como Funciona
Junte-se a mais de 12 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A Uber acaba de lançar o aplicativo de empregos temporários “Uber Works”. Com ele, será possível conseguir trabalhos em diversas áreas por um certo período. Como funcionará? Explicamos!

Logo que foi lançado, o aplicativo Uber revolucionou o setor de transporte de passageiros. Através dele, pessoas pararam de procurar trabalho de carteira assinada e começaram a ser seus próprios chefes.

Quando chegou o iFood, a Uber não quis ficar para trás e lançou o Uber Eats. Através desse aplicativo, é possível se tornar um entregador de comida que faz o próprio expediente.

Agora, a Uber chega com mais um serviço para ajudar quem está desempregado. É o Uber Works. Um aplicativo de trabalhos temporários que fornecerá meios mais rápidos e fáceis para conseguir um emprego.

Ao mesmo tempo, o Uber Works ajudará empresas que precisem de trabalhadores para períodos temporários ou de meio expediente. Inclusive, o final de ano brasileiro é bem conhecido por isso, certo?

Porém, é importante se atentar a alguns detalhes. A Uber Works oferece trabalhos temporários, então, não é o seu emprego de carteira assinada.

Dessa forma, será que esse aplicativo ajudará de fato? Ou ele só fornecerá renda extra para quem está com um tempinho livre nas férias?

Descubra neste artigo se Uber Works é uma boa oportunidade para você trabalhar!

Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Tenha uma boa leitura. 🙂

Você descobrirá neste artigo:

O Que É o Uber Works Afinal?

Conheça o mais novo aplicativo da Uber: Uber Works
Conheça o mais novo aplicativo da Uber.

O Uber Works é um aplicativo lançado pela Uber no ano passado, tendo funcionado apenas em Los Angeles e Chicago. Ele se coloca como uma promessa de reinventar os métodos de empregabilidade atuais.

Seu serviço é bastante compatível com o mercado de trabalho da sociedade norte-americana. Lá nos Estados Unidos, os empregos temporários e os de meio expediente são bastante comuns.

E esse é o alvo do aplicativo. Ele visa ligar empresas que precisam de gente para trabalhar a quem está precisando de emprego.

Infelizmente, no entanto, fica difícil de saber como se expandirá no futuro. Nem todos os países possuem o mercado de trabalho operando da mesma maneira.

O aplicativo Uber Works é uma tentativa da empresa de alavancar a entrada de dinheiro. A Uber já possui vários investimentos, porém ainda não foi capaz de mostrar lucro para os seus futuros acionistas.

Agora em 2019, a empresa planeja lançar a sua primeira rodada de ações em oferta pública. Porém, se não conseguir mostrar lucro, terá uma grande desvalorização. Afinal, ninguém quer comprar ações que dão prejuízo.

O novo aplicativo é uma resposta da empresa para essa situação. Dessa maneira, o objetivo de lucratividade deve influenciar bastante o funcionamento da plataforma.

Para quem será o Uber Works?

Em teoria, o Uber Works servirá para o empregador que precisar de um trabalhador temporário. E, claro, para alguém que precise de um emprego – mesmo que seja por curto prazo.

Porém, na prática, identificamos três possibilidades para o futuro do Uber Works.

Lembre-se que esse aplicativo é uma resposta para a situação da empresa. Infelizmente, um dos nossos cenários é bem desfavorável para quem está procurando por um trabalho, ou seja, você.

Sendo assim, como trabalhador, você talvez já deva ficar desconfiado e procurar outras fontes de renda extra ou principal.

Temos sugestões mais à frente para ajudar você a avaliar suas opções.

Agora, sobre os três cenários que citamos:

No primeiro, a Uber investe pesado em valorizar tanto o empregador quanto o empregado. Essa, afinal, foi a maneira que Uber operou no início do aplicativo de motoristas.

Vários descontos para o cliente, vários extras para o motorista.

O problema é que esse modelo é justamente o acusado de ter levado a empresa à situação atual. Assim, mesmo que ela aja dessa forme desde o começo, poderá se direcionar para outros dois cenários.

Em um deles, ela conecta o empregador e o empregado, mas não investe em nenhum tipo de valorização. Assim, a Uber consegue seu lucro. No entanto, nem o trabalhador é onerado, nem o empregador bonificado.

No terceiro e último cenário, ela investe em benefícios apenas para quem está buscando profissionais. Isso pode estimular – e muito – o uso do aplicativo. No entanto, dessa forma, o seu valor de trabalho cai.

Vale lembrar que o Uber Works liga, em muitos casos, o trabalhador e agências de emprego. Ou seja, apresenta mais uma barreira de custo que poderá impactar no trabalhador.

Como Funcionará o Uber Works?

Empregos temporários ao alcance das mãos: entenda o Uber Works
Empregos temporários ao alcance das mãos

A ideia do Uber Works é acabar com os gargalos da procura por emprego. Assim, conectará empregadores a quem procura por emprego, através de seu aplicativo e de agências de emprego parceiras.

O Uber Works receberá do empregador informações sobre o trabalho. Entre eles, o salário bruto, o local, as habilidades e benefícios oferecidos pela empresa empregadora.

Quando o empregado for selecionado, o Uber Works também fará fiscalização do expediente, incluindo as pausas, saídas e entradas.

Assim, o empregador poderá fazer um acompanhamento do empregado e da sua produtividade.

A Uber também diz que o aplicativo ajuda a empresa empregadora a economizar tempo e dinheiro com os processos de seleção. A solução promete encontrar os perfis de trabalhadores corretos, além de checar o histórico dos candidatos.

Nos testes que estão sendo realizados em Chicago, é o esse o funcionamento do aplicativo. Ainda não há relatórios disponíveis sobre o teste, e os detalhes dos resultados ainda não foram divulgados.

Dessa forma, é importante entender que o funcionamento do app, que ainda não está tão claro, poderá ser alterado no futuro.

Assim, quando já estiver sendo utilizado, ainda será necessário avaliar como será o desempenho do modelo em outras cidades. E, também, como será a resposta da Uber a esse comportamento.

Lançamento do Uber Works no Brasil

A Uber ainda não revelou o seu plano de expansão para o aplicativo Uber Works. Na verdade, ainda não foi divulgada uma data de lançamento oficial nem nos Estados Unidos. Dessa forma, tudo que podemos fazer é aguardar.

É muito difícil prever como um mercado irá responder a determinada situação, ainda mais o mercado trabalhista.

Afinal, existem muitas variações, tanto culturais quanto legais que devem ser levadas em consideração.

Por exemplo, aqui no Brasil não se costuma pedir por trabalhadores temporários ou de meio expediente. Os trabalhos temporários de fato têm uma grande demanda no final do ano, mas é só nesse período.

Além disso, o Brasil possui leis trabalhistas diferentes das leis trabalhistas norte-americanas. A legislação brasileira poderá nem mesmo aceitar o modelo de funcionamento do aplicativo.

Vamos supor que o modelo de negócio seja similar ao Uber e Uber Eats. Nesse caso, o empregador provavelmente dará preferência para quem já tem CNPJ, através do MEI (Microempreendedor Individual), por exemplo.

Porém, também é necessário levar em consideração a restrição de CNAEs para quem é MEI. Se você não sabe, CNAE significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas e é a identificação dessas atividades.

Não se pode abrir MEI com qualquer CNAE. Em vez disso, há uma lista restrita do que se pode ou não fazer como MEI.

Outros Sites de Emprego

Pelo visto, a Uber Works ainda demora um pouquinho para chegar aqui. Isso é, se chegar – afinal, dependendo do funcionamento, nossa legislação pode acabar não permitindo o aplicativo.

Em determinadas áreas de atuação, o Uber Works pode até mesmo nem ser interessante para você. Por isso, é importante investigar o mercado para escolher sua melhor opção.

Uma das possibilidades é o famoso Infojobs. Ele traz diretamente as vagas disponíveis para o seu perfil, com objetividade no salário, benefícios e outras informações.

O problema é que, assim como outros sites similares, o Infojobs é normalmente acusado de não ajudar muito. Isso porque o conta com um serviço pago para quem procura emprego.

Logo, é natural desconfiar da qualidade da ajuda que o site oferece para quem não paga.

Outro site bastante popular é o LinkedIn. Se trata de uma rede social profissional onde pessoas expõe seu trabalho, escrevem artigos e discutem notícias.

No LinkedIn, você forma network com empregadores e colegas de profissão ou de área. Ele ajuda você a fazer o seu nome como profissional, a chamar a atenção.

Esse site também tem serviço de ofertas de vagas de emprego. Em algumas vezes, ele só conecta você a outros sites de empregos.

Em outras, você pode se candidatar através do próprio LinkedIn, facilitando o processo.

Conclusão

Qual a melhor oportunidade para encontrar emprego?

A Uber Works poderá trazer uma grande mudança para a forma como procuramos empregos. Porém, também existem chances de que a plataforma não seja tão boa assim para você. Isso, claro, caso chegue ao Brasil.

Se você estiver procurando um meio de renda interessante e lucrativo, por que não pensar em uma microfranquia?

São empreendimentos prontos, de baixo orçamento e retorno muito rápido.

A franqueadora ensina você a vender, faz a sua publicidade e ajuda a alcançar o sucesso.

Em retorno, você paga o investimento inicial e os royalties.

Não perca tempo esperando por outra promessa de emprego fácil. Seja seu próprio chefe.

Conheça as microfranquias!

Obrigado pela leitura.

Você também pode gostar de nossos outros artigos:

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a mais de 12 mil pessoas