Franquias

Workana: Guia 2019 Para Ganhar Dinheiro Como Freelancer

Equipe
Escrito por Equipe
Workana: Guia 2019 Para Ganhar Dinheiro Como Freelancer
Junte-se a mais de 12 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você é redator, designer ou tem experiência em algum trabalho que pode ser executado a distância? O Workana está aqui para te ajudar a ganhar dinheiro como profissional freelancer.

Existem inúmeras plataformas na internet que oferecem uma chance para pessoas saírem do desemprego. O Workana liga freelancers a clientes, pega uma parcela e oferece total segurança nas transações do projeto.

Se você não conhece esse serviço ou como ele funciona, fique ligado neste artigo. Explicaremos tudo sobre o Workana, uma das plataformas de freelancer mais famosas do mercado!

Quer saber se vale a pena ser freelancer no Workana? Continue a leitura!

Se tiver dúvidas, não esqueça de deixar seu comentário no final do artigo.

Abaixo, iremos abordar os seguintes tópicos:

O que é e como funciona o Workana?

Workana pode ser uma possibilidade para começar a trabalhar.
Workana pode ser uma possibilidade para começar a trabalhar.

O Workana funciona através de um catálogo de projetos que aparecem para você, conforme a customização do seu perfil. Se você colocar que trabalha com certa categoria de projeto específico, eles aparecerão mais que outros.

Ao visualizar no catálogo o projeto que você deseja executar, você pode se candidatar como freelancer. Você então informa o valor que deseja cobrar, quanto tempo leva para executar e também pode fazer sua apresentação como profissional.

Lembre-se do seguinte: outros profissionais também irão se candidatar para os mesmos projetos que você.

Em outras palavras, o processo funciona semelhantemente a um leilão. Vários candidatos informam seu valor e quanto tempo levam para entregar o projeto.

O cliente que lançou o projeto, avaliará os candidatos e escolherá aquele que melhor se encaixe em seu projeto, em quanto tempo deseja receber o trabalho e o quanto está disposto a pagar.

Ah! E conforme a apresentação de cada candidato também.

Passo a passo para começar a trabalhar com o Workana

Siga esses passos para começar a ser um freelancer no Workana!
Siga esses passos para começar a ser um freelancer no Workana!

Acima de tudo, trabalhar com o Workana é bastante simples.

Em primeiro lugar, você deverá entrar no site. Clique em CADASTRE-SE, lá no topo da tela, escolha o botão TRABALHE COMO FREELANCER e preencha o formulário com seus dados.

Após fornecer as informações de contato, vá até à caixa de e-mail informada e confirme sua inscrição na mensagem que for enviada.

Enfim, com o cadastro pronto, você deverá começar a preencher o seu perfil.

Antes de tudo, comece com sua biografia profissional, seu currículo, portfólio e histórico das instituições em que estudou.

Portanto, capriche! Mostre para todo mundo o ótimo profissional que você é. Em outras palavras, venda seu peixe!

Em seguida, você poderá acessar a parte do site dedicada aos projetos disponíveis. Assim, escolha aqueles que achar mais interessante. Candidate-se e aguarde o contato do dono do projeto, caso ele te escolha.

Não esqueça de fornecer seus dados bancários, a fim de receber o depósito do pagamento feito pela plataforma na conclusão do projeto. Esses dados devem ser fornecidos na área dedicada.

Vantagens de ser freelancer no Workana

Há duas grandes vantagens na utilização de sites como Workana, 99Freelas e similares.

Em primeiro lugar, o grande volume de trabalhos a que você tem acesso e pode se candidatar. Como resultado, diversos projetos aparecem constantemente e você pode se candidatar a todos eles. Sem sair de casa.

Em segundo lugar, a segurança em receber o pagamento pelo seu trabalho.

Quando há contratação do projeto, o cliente deverá pagar à plataforma antes de iniciar o projeto. Só então você recebe a liberação de início do trabalho.

Seu dinheiro ficará guardado até a conclusão do projeto.

A menos que haja algum problema e houver disputa pelo valor (caso o contratante encontre algum problema no que for entregue), você receberá o pagamento. Senão, pode contar com o Workana para julgar a disputa.

Desvantagens em ser um freelancer no Workana

Assim como há grande demanda de trabalho, da mesma forma há também bastante oferta nesse tipo de plataforma.

E no Workana, a competição é bem grande.

Porém, nesses sites, há um detalhe importante: não necessariamente seus concorrentes serão profissionais como você.

Não importa se você estudou marketing com um professor da Harvard, ex-CEO da Apple. No Workana, haverá concorrentes que só sabem postar uma foto no Instagram. E irão cobrar um valor muito mais baixo que o seu.

Assim, clientes nesse tipo de site geralmente não sabem ou se importam com qualidade. Querem projetos baratos e com rápida execução.

Conclusão? Você eventualmente irá receber muito pouco por um serviço que custou para ser executado da melhor forma possível.

Definindo o preço dos primeiros trabalhos

Você conhece o valor do seu trabalho?

“Quanto devo começar a cobrar?”

Inegavelmente, essa é a pergunta que todo freelancer se faz quando abre uma conta em uma plataforma como o Workana.

Tudo fica ainda mais complicado se você nunca teve um cliente, ou alguma avaliação na plataforma ou um portfólio.

Entretanto, existem questões a considerar ao definir o valor inicial do seu trabalho. Algumas podem ser mais complicadas, mas são igualmente importantes para você precificar corretamente seu serviço.

Contudo, precificação não depende apenas do valor. Uma garrafa de água perto de um rio vale um preço. Uma garrafa de água no deserto tem um preço muito maior.

Defina Quanto Quer Ganhar

Primeiramente, coloque nas contas o quanto deseja ganhar por dia, por semana e por mês.

Não esqueça que, como freelancer, VOCÊ é sua marca. O quanto você cobra está inegavelmente ligado ao posicionamento da sua marca.

Mas seja realista. Considere sua disposição para trabalhar. Como dissemos, o Workana não é um portal para se ganhar muito dinheiro a cada serviço feito.

Ela é ótima para iniciar um portfólio, mas não para tirar todo seu sustento dela.

O quão pouco você está disposto a ganhar, até encontrar um trabalho melhor? Ou até encontrar uma fonte de renda mais lucrativa?

Defina Quanto Vale Sua Hora

Agora que você sabe quanto quer ganhar no total, decida quanto você quer trabalhar.

Deseja trabalhar de segunda a sexta, com expediente de 8 horas? Então divida QUANTO VOCÊ QUER GANHAR NO MÊS pelas HORAS QUE DESEJA TRABALHAR NO MÊS .

Se você for trabalhar no sábado também e quiser manter a meta de ganhos, sua hora valerá menos.

Quanto mais você trabalhar e menor o valor cobrado, menos vale sua hora. Pense também na complexidade do seu trabalho e quanto tempo precisa gastar para executar cada projeto que você aceitar.

Personalize o preço de acordo com o projeto

Se você for tradutor, traduzir um poema provavelmente será mais caro do que um artigo de conhecimento raso, bem escrito.

Se você for programador, ajustar um pequeno código pode demorar menos que fazer um app novo, do zero.

Primeiramente, considere toda a complexidade que envolve seu trabalho, para então definir quanto irá cobrar. Os projetos são cobrados individualmente, então você pode avaliar caso a caso.

Cobrar pouco e se encher de trabalho, pode interferir no resultado. Cobrar muito para se dedicar mais, pode fazer com que você não seja escolhido para os projetos.

Veja quanto os concorrentes cobram

Como explicamos anteriormente, o Workana é como um leilão. Quem faz mais, por menos e em menos tempo? Essa pessoa será a condecorada como o profissional responsável para cuidar de um projeto.

Assim, observe o quanto seus concorrentes estão cobrado e não fuja da média. Você tem o direito de fazer seu próprio valor e decidir o quanto seu trabalho merece receber.

Mas, por outro lado, seu cliente também tem direito de ignorar sua oferta.

Ele tem o direito de optar pelo mais barato, mesmo que isso reflita diretamente na qualidade da entrega. Muitos não sabem julgar isso.

Por isso, fique de olho na concorrência e coloque preços competitivos.

Categorias de trabalho no Workana

Veja se há trabalhos para você no Workana.
Veja se há trabalhos para você no Workana.

O Workana oferece diversas categorias de freelance. Elas são bem diversificadas e têm suas subcategorias. Abaixo, analisaremos três delas, mas a lista completa das categorias é:

  • TI e Programação
  • Design e Multimídia
  • Tradução e conteúdos
  • Marketing e Vendas
  • Suporte Administrativo
  • Jurídico
  • Finanças e Administração
  • Engenharia e Manufatura

Você pode trabalhar com quantas categorias desejar. Essa divisão é, primordialmente, para a plataforma entender para quem entregar cada anúncio de trabalho.

Assim, em vez de um gigante caderno de classificados, eles ficam segmentados.

Marketing e vendas

Esse setor compreende desde ligações para anunciar pacotes de serviços a redatores.

Aqui estão, sobretudo, trabalhos que envolvam produção ou comunicação, exclusivamente através de mídias. Principalmente mídias digitais.

A lista completa das subcategorias é:

  • SEO (Search Engine Optimization)
  • Community Management
  • Publicidade no Google, Facebook
  • E-mail marketing
  • Televendas
  • Outros

Outros inclui criação de páginas de Facebook e outras redes sociais, Webdesign e planejamento de campanhas, entre outros.

Engenharia e Manufatura

Apesar do nome, essa categoria também pega outros profissionais de áreas próximas. Arquitetos, designers de interiores, enfim, construção civil em geral.

Decoradores também podem acabar entrando nessa, se for por Design de Interiores. Enquanto isso, a categoria Outros pega até energia solar.

Confira a lista completa de subcategorias:

  • Design Industrial
  • Desenhos em CAD
  • Modelador em 3D
  • Design de Interiores
  • Outros

Design e Multimídia

Esta é a categoria mais extensa. Você poderá trabalhar com ela, caso se identifique com uma das subcategorias abaixo:

  • Design de Logo
  • Web Design
  • Banners
  • Ilustrações
  • Criação ou edição de vídeo
  • Infográficos
  • Imagens para redes sociais
  • Design de App Mobile
  • Imagem Corporativa
  • Modelos 3D
  • Landing Page
  • Design de moda
  • Outros

Oportunidade: Conheça a Franquia Acqio

Essa sim é uma oportunidade de lucro!

O Workana é uma ótima plataforma para ganhar uma renda extra. Caso tenha um tempo sobrando, ou esteja precisando de R$ 5 “para ontem”, é uma boa opção. No entanto, se quiser ganhar bem, repense sua estratégia.

Existem outras plataformas para freelancers, onde os valores costumam ser um pouco melhores.

Por exemplo, o 99Freela apresenta trabalhos com valores um pouco baixos mas, ainda assim, maiores que o Workana.

Assim, você incrementa ainda mais seu portfólio!

Esse portfólio você te auxiliar na concorrência com profissionais que já fazem isso há algum tempo.

Em um mercado onde quase ninguém está contratando funcionários, o trabalho de freelance pode entregar bons resultados para você.

Contudo, já pensou em ganhar um pouco mais do que essas plataformas entregam? Você acredita que merece um trabalho legal, que pague bem, onde você seja seu próprio chefe?

É possível obter tudo isso ao adquirir uma microfranquia.

Você conhece o modelo de negócio das microfranquias?

Microfranquias são franquias com um investimento inicial mais baixo.

No franqueamento tradicional, o franqueado adquire o know-how de uma empresa e uma vaga limitada da marca em uma região específica.

Essas vagas limitam a quantidade de franqueados. Dessa forma, não há “canibalismo” mercadológico entre colegas da mesma franquia.

Assim, os franqueados passam a vender produtos ou serviços, usando a marca, infraestrutura e a popularidade da empresa.

É isso que acontece, por exemplo, com a Acqio, uma franquia de maquininhas de cartão de crédito e de débito.

Com a Acqio, você vende as maquininhas e pode lucrar de duas formas diferentes, ao mesmo tempo.

Primeiramente, você ganha quando vende a maquininha.

Em segundo lugar, ganha quando seu cliente usa a maquininha. Para cada transação feita por ele, você recebe até 0,90% do valor transicionado. Com uma boa estratégia, você pode ter rendimentos excelentes.

Uma ótima notícia é que as estratégias de venda podem ser aprendidas através da Universidade Acqio. Ali, você poderá aprender tudo o que precisar para lucrar bastante.

Quanto Ganha um Franqueado Acqio? (Simulação)

Como dissemos, com a Acqio você pode ganhar de duas formas: uma ativa e outra passiva.

A primeira forma de ganhos é ao vender as maquininhas. Você ganha um percentual por cada venda.

Na segunda, quando seu cliente vende e usa a maquininha, você ganha uma parte da transação feita. Você recebe até 0,90% de cada venda realizada com a maquininha, pelo seu cliente.

Qual o percentual na venda da maquininha da Acqio?

O lucro estimado na venda de cada maquininha é de R$ 203,50. Significa que você ganha o equivalente a 30% do valor do equipamento.

O valor total da maquininha é de R$ 699,00. Para facilitar, esse valor pode ser parcelado em até 12x, além de não ter aluguel.

Qual o percentual nas transações da maquininha da Acqio?

O percentual que você pode ganhar em cada transação feita na maquininha, é de 0,90%.

Por exemplo, para cada R$ 100 que seu cliente vende com a maquininha, você recebe R$ 0,90. Ou seja, quando ele lucra, você lucra também.

Dicas para sua estratégia de vendas

Uma dica estratégica: com esses valores percentuais em mente, você já pode analisar quais clientes abordar primeiro.

Quais são os que vendem produtos e serviços mais caros? Quais vendem em quantidades absurdas? Sua estratégia de venda irá depender do que for mais interessante para você e seus objetivos.

É um formato diferente do Workana, por exemplo, onde você ganha um pequeno valor por trabalho e ainda precisa repassar um valor alto para a plataforma.

Também é diferente de outras empresas de maquininha, onde você só recebe percentual por indicação e coisas parecidas.

Por exemplo, esse ganho de 0,90% em cima das transações é recorrente, de tal forma que esse modelo se diferencia de outras empresas de maquininhas de cartão.

As demais empresas de maquininha de cartão que oferecem percentual de transações, trabalham com esse modelo por até, no máximo, 5 anos.

Como franqueado da Acqio, você é dono da sua empresa. E você lucrará como tal. Os rendimentos são permanentes, enquanto você mantiver seu cliente.

Se você for um vendedor de sucesso Acqio (assim como vários mostraram ser), você poderá vender até 26 maquininhas, em 2 meses. Se você calcular, verá que pode receber, somente com vendas, até R$ 5.291,00, somente em vendas.

Quer atingir R$ 2 mil mensais em 4 meses? Clique aqui e fale com um representante Acqio!

Conclusão

Já decidiu o melhor caminho?

O Workana não é a melhor opção para trabalhar, nem como freelancer. Os preços costumam ser bem baixos e você, facilmente, sairá no prejuízo de tempo e dinheiro.

Se você quer mesmo trabalhar como freelancer, procure outras plataformas. No entanto, não espere encontrar uma fonte duradoura de sustento. Mesmo pagando mais, as outras também pagam pouco.

Considere investir onde realmente terá um ótimo retorno financeiro. Clique aqui e seja um microfranqueado Acqio!

Você também pode gostar de nossos outros artigos:

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a mais de 12 mil pessoas